Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Copa América

Tite admite pressão por título: 'Tem que ganhar'

Agência Estado
02 nov 2018 às 14:15

Compartilhar notícia

- Lucas Figueiredo/CBF
Publicidade
Publicidade


O técnico Tite admitiu nesta sexta-feira (2) que a seleção brasileira tem a obrigação de ganhar a Copa América, que será disputada em solo nacional, em junho do próximo ano. Mas ele garantiu que não está alterando o processo natural de renovação da equipe em razão da necessidade de fazer bonito diante da torcida.

"Tem que ganhar. Tem que estar sempre assim. A seleção brasileira te exige isso. Não sou nenhum puritano, nem Poliana, para não saber que é preciso ter desempenho e resultado. Resultado antes de desempenho", disse o treinador, em entrevista ao canal SporTV. "Sempre vou ficar atento ao desempenho porque aumenta a possibilidade de vencer."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele afirmou que a obrigação de vencer em casa também se deve à frustrada campanha do time na Copa do Mundo da Rússia, quando parou nas quartas de final. "Nós trouxemos essa carga, inclusive, por estar numa Copa do Mundo... Se tivéssemos chegado à semifinal, estaria dentro da minha expectativa. Mas a seleção esteve abaixo da minha expectativa", reconheceu. "Para mim, as quatro melhores seleções da Copa foram Bélgica, França, Brasil e Croácia."

Leia mais:

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela

Imagem de destaque
Com 30 gols

Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu

Imagem de destaque
Será que volta?

Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras

Imagem de destaque
Polêmica

Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo


Tite disse também que não vai alterar o processo de renovação visando a Copa de 2022 por causa da Copa América. "Na Copa, quando enfrentamos o México do Osorio, que é um time difícil de enfrentar, por que o alonga o time, afunda, deixa três na frente... Saímos jogando com pressão adiantada deles, demos 11 toques e fizemos um gol, saindo com o goleiro. É uma ideia [de futebol] que se acredita. E eu quase fui demitido do Grêmio no meu início. Se fizer de forma diferente vou estar indo contra meus princípios", afirmou.

Publicidade


"Tem necessidade (de resultado), mas tem antes a busca do desempenho. Vai ter goleiro saindo jogando, vai ter saída com sete, que é a saída sustentada, vai ter uma ideia de construção com bola chegando no Neymar pelo chão, não pelo alto. Por que é da qualidade deles. Se vier a ganhar, ótimo. Mas vou correr o risco de perder e ser demitido, sim."


O treinador também respondeu sobre a escalação que usou no ataque da seleção no Mundial. E reconheceu que poderia ter dado mais oportunidades a Roberto Firmino, no lugar de Gabriel Jesus, que passou em branco durante toda a Copa.

Publicidade


"O timing disso é desafiador... Nós fomos para a Copa do Mundo com 12 jogos e o Gabriel sempre bem, um dos destaques do time. Eu nunca o peguei em momento de baixa. Aí vamos para um jogo, a gente modifica taticamente, ele do lado e Neymar por dentro, ele dá uma sustentação com o [Philippe] Coutinho por dentro, depois entra o Firmino por dentro e eu digo: 'tenho variação importante com o Gabriel. Posso usar'. Ele fazia função que liberava mais Neymar, Coutinho. Então... eu fiquei na dúvida", afirmou, ao admitir que poderia ter feito mais trocas no ataque durante a competição.


"As modificações têm que ser mais rápidas. Poderia ter feito. Havia três jogadores que estavam irregulares. Tinham momentos bons e que caíam. Firmino estava pedindo passagem, entrou como meia em um jogo, depois como nove no outro", ponderou o treinador.


Tite voltará a comandar a seleção daqui a duas semanas, nos amistosos com Uruguai e Camarões, nos dias 16 e 20 deste mês, em Londres, na Inglaterra. Serão os dois últimos jogos da equipe neste ano.

Depois disso, o time voltará a campo apenas em março de 2019 para se preparar para a Copa América, que será disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho. O sorteio dos grupos será em 24 de janeiro, no Rio de Janeiro.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade