O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que a CBF suspenda a publicação das tabelas das Séries C e D do Campeonato Brasileiro deste ano. A decisão, assinada pelo presidente do tribunal, Flávio Zveiter, se deve a uma ação do Ipatinga na Justiça comum que garante o clube na Série C deste ano.
Em novembro do ano passado, a Terceira Comissão Disciplinar do STJD puniu o clube mineiro - que disputou a Série C com o nome de Betim Esporte Clube - com o rebaixamento à Série D em virtude do não pagamento de uma dívida ao The Strongest, da Bolívia, referente à transação do atacante Pablo Escobar. A sanção, prevista no Código Disciplinar da Fifa, foi confirmada pelo Pleno em fevereiro deste ano.
O Ipatinga acionou a Justiça comum e a 4ª Vara Cível de Betim concedeu decisão favorável ao clube mineiro. A CBF acatou a determinação e, ainda no mês passado, divulgou a tabela da Série C com a presença do Ipatinga. A estreia do clube mineiro estava agendada para o dia 27 de abril, contra o Cuiabá, fora de casa.
Mas, agora, surge o imbróglio. Em decisão assinada dia 27 de fevereiro e publicada após o recesso de Carnaval, Flávio Zveiter determina que a diretoria de Competições da CBF "suspenda a publicação da tabela das series C e D do Campeonato Brasileiro de 2014 até que seja resolvido o conflito entre as decisões".
Com a indefinição, o Campeonato Brasileiro da Série C pode acabar repetindo a edição do ano passado. Na ocasião, a competição acabou sendo realizada com 21 clubes, ao invés de apenas 20, devido a liminares na Justiça obtidas por Treze-PB e Rio Branco-AC.