Futebol

Sob pressão, Santos empata com o Corinthians na Vila

08 ago 2013 às 00:14

Vivendo momentos diferentes no Brasileirão, Santos e Corinthians tiveram que se contentar com o empate por 1 a 1 no clássico disputado na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. Em um jogo de poucas emoções, o time da casa mostrou maior domínio, diante da apatia corintiana, mas não conseguiu imprimir a superioridade em campo no placar.

Marcado por altos e baixos, o jogo teve gols de Paulo André e Willian José. Por coincidência, ambos os jogadores foram expulsos em um início de confusão no segundo tempo. O Santos chegou aos 13 pontos e segue mais próximo da zona de rebaixamento do que do G4, enquanto o Corinthians perdeu a chance de emplacar a terceira vitória seguida. Soma 18 pontos, na 8ª colocação.


O clássico contou com protagonistas vindos de contextos opostos. O Corinthians tentava embalar no Brasileirão, com bons resultados e sem esconder a ambição do título. O Santos, por sua vez, vive crise política nos bastidores, enfrenta protestos de torcedores e ainda tenta digerir a goleada sofrida em amistoso com o Barcelona, de Neymar.


O JOGO - Se o clima no Santos não era dos melhores antes do início do clássico, o gol de Paulo André logo aos 3 minutos só agravou a tensão dentro de fora de campo na Vila Belmiro. De cabeça, o zagueiro deixou o Corinthians em vantagem nos instantes iniciais da partida.


O gol assustou a torcida, com a memória fresca dos 8 a 0 diante do Barcelona, mas não abalou os jogadores. O time da casa cresceu em campo e partiu para o ataque, fazendo o Corinthians recuar. Mais cauteloso, a equipe do técnico Tite aceitou a pressão dos santistas e passou incólume pelo primeiro tempo.


Graças, principalmente, aos erros do Santos nas finalizações. Na melhor oportunidade dos anfitriões, Arouca pegou de primeira rebote dentro da área e mandou longe do travessão aos 20 minutos. Com pouco poder de fogo, em raros chutes de Neilton e Willian José, o Santos levava susto na defesa.


Mesmo recuado, o Corinthians ameaçava no contra-ataque. Os visitantes insistiam pelo lado esquerdo, através de investidas de Fábio Santos até a linha de fundo. Em uma das melhores jogadas, o lateral invadiu a área e mandou na rede pelo lado de fora, aos 24.


O esforço do Santos no primeiro tempo começou a dar resultado no início da segunda etapa. Embalados, os santistas impuseram forte ritmo ao Corinthians e mantiveram o domínio da partida. Desta vez, o controle veio acompanhado de maior objetividade e jogadas mais precisas.


Aos 10 minutos, Montillo acertou belo passe para Willian José entrar na área e bater na saída de Cássio: 1 a 1. O gol renovou o ânimo do Santos, enquanto o Corinthians exibia certa apatia em campo. As entradas de Pato, Douglas e Ibson nas vagas de Guerrero, Danilo e Romarinho não alteraram o panorama da partida.


A situação piorou para o Corinthians quando Neilton se desentendeu com Gil, aos 24, e a confusão acabou custando uma expulsão para cada time: Willian José e Paulo André foram para o chuveiro mais cedo.


Sem um zagueiro e sem mais substituições disponíveis, o time de Tite se fechou ainda mais e desistiu de atacar. O Santos, então, tentou tirar vantagem do momento favorável. Sem sucesso. Em uma das poucas investidas perigosas, Mena bateu com perigo da esquerda, aos 34. A torcida, que protestou contra o time no início da semana, teve que se contentar com o empate no clássico.

Na próxima rodada, o Corinthians vai enfrentar o Vitória, no Pacaembu, no domingo. No mesmo dia, o Santos visitará o Cruzeiro, um dos melhores times do campeonato até agora, no Mineirão.


Continue lendo