Maria Sharapova recebeu nesta segunda-feira (13) um consolo pela sua campanha apagada no Torneio de Paris, quando foi eliminada nas quartas de final. A tenista russa, que somou 120 pontos por conta da sua campanha na França, assumiu a segunda colocação no ranking da WTA, com 7.680.
Sharapova ultrapassou a checa Petra Kvitova, que não atou na semana passada, descartou 370 pontos e caiu para o terceiro lugar, com 7.320. Elas estão atrás da bielo-russa Victoria Azarenka, que ocupa a primeira colocação da lista com 8.585 pontos. A líder do ranking da WTA volta a jogar nesta semana, após faturar o título do Aberto da Austrália, no Torneio de Doha. Já Sharapova e Kvitova decidiram ficar fora da disputa no Catar.
O restante do Top 10 do ranking da WTA não sofreu alterações nesta semana. Assim, a dinamarquesa Caroline Wozniacki continua em quarto lugar, à frente, em ordem, da australiana Samantha Stosur, da polonesa Agnieszka Radwanska, da francesa Marion Bartoli, da russa Vera Zvonareva, da chinesa Na Li e da alemã Andrea Petkovic.
Campeã do Torneio de Paris, a alemã Angelique Kerber subiu cinco posições no ranking da WTA ao conquistar o primeiro troféu da sua carreira e agora ocupa a 22ª colocação. Ela está duas posições atrás da eslovaca Daniela Hantuchova, que faturou o título do Torneio de Pattaya.