Rio Claro e São Bernardo fizeram um jogo de tirar o fôlego do início ao fim nesta quarta-feira. Gols relâmpagos, golaços e muita ofensividade. Consequência: um empate justo por 5 a 5, no Estádio 1.º de Maio, em São Bernardo do Campo, pela 12.ª rodada do Campeonato Paulista. Foi o duelo com mais gols no Estadual.
Apesar do grande jogo, o resultado não foi bom para nenhum dos times. Isto porque o Rio Claro foi ultrapassado pelo Bragantino, no Grupo D, e saiu do G2 com 19 pontos, por ter menor número de vitórias: seis a cinco. O São Bernardo, por sua vez, ficou com a mesma pontuação, com 19 pontos, e segue atrás da Ponte Preta, com 21 pontos, no Grupo C. O líder é o Santos, com 26.
Os times fizeram um primeiro tempo movimentado, cheio de emoções e com muitos gols. O São Bernardo começou ligado na tomada 220 volts e em oito minutos conseguiu marcar duas vezes. O primeiro gol saiu aos 7, em cobrança de falta precisa de Eduardo. No lance seguinte, os donos da casa recuperaram a bola e Marino aproveitou cruzamento preciso de Careca para Marino desviar para o fundo das redes.
O terceiro só não aconteceu logo em seguida pois o zagueiro Marllon, do Rio Claro, conseguiu botar o pé salvador em cima da linha, durante bate-rebate.
Depois de ser atropelado no começo, o time visitante colocou as coisas no lugar, botou a bola no chão e foi levando perigo. André Luiz chegou a carimbar a trave em finalização na saída do goleiro. Aos 25 minutos, porém, veio o desconto. Rafael Costa bateu falta, a bola desviou na barreira e matou Wilson Júnior para anotar 2 a 1.
No lance seguinte, o São Bernardo ampliou. Bady apareceu dentro da área para concluir contra-ataque, jogando balde de água fria na reação do adversário e ampliando para 3 a 1. O Rio Claro, porém, foi animado para os vestiários, pois o volante do São Bernardo, Dudu Lima, recebeu segundo amarelo e foi expulso antes do intervalo.
A volta foi insana. Foram cinco gols em 15 minutos, quatro deles pelo lado do Rio Claro, que aproveitou do fato de estar com um jogador a mais para virar o placar. André Luiz estava endiabrado. Em duas jogadas pelo lado esquerdo, o atacante apareceu para concluir aos 3 e aos 4, em jogadas semelhantes.
A virada, para 4 a 3, aconteceu aos 9 e ficou a cargo de Léo Costa. Ele fez jogada individual e tocou na saída de Wilson Júnior. Aos 13, o Rio Claro fez o impensável e ampliou o marcador com Robson, que aproveitou jogada pela esquerda e apenas rolou para o gol vazio. Não perca as contas: 5 a 4.
O São Bernardo voltou para o jogo logo em seguida. Após cruzamento da esquerda, Rodrigo Careca, mesmo mancando, subiu mais que a defesa e desviou de cabeça.
Com a vantagem numérica e no placar, o Rio Claro recuou e permitiu que o adversário crescesse. Depois de tanto insistir, os donos da casa conquistaram o empate aos 37 minutos com Márcio Diogo. A partida ficou ainda mais aberta, mas o placar terminou mesmo no incomum empate por 5 a 5.
Os dois times voltam a campo no próximo final de semana. O Rio Claro enfrenta a Ponte Preta, no sábado, às 18h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. No dia seguinte, o São Bernardo encara o Mogi Mirim, no mesmo horário, novamente no Estádio 1.º de Maio.