Depois do tropeço em casa diante do Figueirense, o Santos busca recuperação neste sábado (1), quando enfrenta o Fluminense, a partir das 18h, em Volta Redonda (RJ), para manter as chances de chegar ao título do Campeonato Brasileiro. Para isso, o técnico Muricy Ramalho conta com o retorno do atacante Neymar, que cumpriu suspensão na última rodada, e do meia Elano, recuperado de contusão, mas terá o desfalque do suspenso lateral-esquerdo Léo.
Antes da derrota para o Figueirense, no sábado passado, na Vila Belmiro, o Santos somava oito rodadas de invencibilidade, sendo seis vitórias e dois empates. Diante dessa campanha, a esperança santista de chegar ao título brasileiro ganhou força. E, mesmo com o último tropeço, Muricy mantém o mesmo objetivo: ser campeão nacional.
"Não podemos abaixar a cabeça. Melhoramos muito no segundo turno e temos que continuar nos fortalecendo. As chances no campeonato continuam. Temos dois jogos a menos e os times da frente não se distanciaram muito", argumentou Muricy, lembrando que o Santos entra na 27.ª rodada em 11.º lugar, com 35 pontos, a 14 do líder Vasco.
O jogo deste sábado será no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na primeira vez que Muricy estará diante da torcida do Fluminense após ter deixado o clube carioca em março. "O que eu espero é um comportamento normal da torcida com o técnico que deu um título brasileiro ao clube, depois de 16 anos de espera", disse o agora comandante santista.
No único treino da semana que contou com Neymar, Danilo, Borges e Rafael - os quatro titulares santistas estavam com a seleção brasileira -, nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé, Muricy precisou de apenas 15 minutos de trabalho para acertar o posicionamento dos jogadores. Assim, Éder Lima foi confirmado na lateral esquerda no lugar de Léo. Em algumas situações do jogo, ele será uma espécie de terceiro zagueiro. E em outras será o marcador pelo esquerda, também com a responsabilidade de ir ao ataque.
Outra mudança no time é a volta do meia Elano, o que manda Ibson para o banco de reservas. Recuperado de contusão, ele terá dupla função: vai ficar mais pelo lado direito, para cobrir as descidas do lateral Danilo, e ajudará Arouca e Henrique na proteção à defesa e na articulação das jogadas de ataque. A notícia ruim no treino foi que Pará, reserva dos dois laterais, sofreu torção no joelho esquerdo, saiu de campo amparado e foi cortado da delegação que viajou para o Rio de Janeiro.