O Santos iniciou bem, nesta quarta-feira (27), uma dura sequência que vive na tentativa de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro, o time dirigido por Fábio Carille venceu o Fluminense por 2 a 0 e deixou o grupo dos quatro últimos colocados da tabela.
Madson e Diego Tardelli, que marcou o primeiro gol dele com a camisa alvinegra, definiram o placar. Foi apenas o sétimo triunfo da equipe praiana em 28 jogos no Nacional. Com 11 empates e 10 derrotas, soma agora 32 pontos e ocupa a 16ª posição, três pontos acima do Juventude, o 17º, com 29.
O triunfo melhorou o rendimento do Santos contra rivais que estão entre os dez primeiros colocados. Até o duelo desta quarta, atrasado da 23ª rodada, havia vencido apenas uma equipe do top 10, o Atlético-MG, na já distante sétima rodada. O Fluminense está em oitavo lugar, com 39 pontos.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
No próximo sábado (30), o time de Carille vai enfrentar o Athtletico, o 12º. Depois, terá mais três jogos em sequência contra rivais que hoje figuram na primeira metade da tábua de classificação –Palmeiras, Red Bull Bragantino e Atlético-GO.
Se conseguir manter o ímpeto que apresentou diante do Fluminense, poderá conquistar pontos importantes na briga para se afastar da parte vermelha da tabela.
O Santos teve o domínio da etapa inicial e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Antes de abrir o placar, Madson acertou uma bola na trave, logo aos oito minutos.
O lateral direito santista levou vantagem nas principais disputas que teve com Marlon. E foi justamente nas costas do lateral tricolor que o camisa 13 apareceu para inaugurar o marcador, aos 32 minutos, após um belo lançamento de Zanocelo. De cabeça, Madson superou o goleiro Marcos Felipe.
A vantagem fazia jus à pressão exercida pelos donos da casa até encontrar o gol. Depois da vitória sobre o Flamengo na última rodada, 3 a 1, com uma ótima atuação, o Fluminense viajou a São Paulo desligado e, além de deixar espaços na defesa, quase não levou perigo à meta de João Paulo.
Segundo o site Sofascore, o Santos teve oito finalizações no primeiro tempo, três certas, enquanto a equipe carioca chutou apenas três vezes ao gol, nenhuma delas na direção da meta santista.
Depois do intervalo, mesmo com o crescimento dos visitantes na partida, os donos da casa conseguiram manter uma marcação consistente para apostar suas fichas nos contra-ataques.
E foi dessa forma que chegou ao segundo gol, ao 16 minutos, quando Marinho avançou pela direita e serviu Madson, que cruzou rasteiro para encontrar Diego Tardelli. Em seu oitavo jogo pelo Santos, o atacante fez o primeiro gol dele.
Com a vantagem mais confortável, a equipe de Carille teve tranquilidade para administrar o importante resultado.
Santos
João Paulo; Danilo Boza, Emiliano Velázquez e Robson Reis (Wagner Leonardo); Madson, Zanocelo (Carlos Sánchez), Marcos Guilherme e Felipe Jonatan (Vinícius Balieiro); Marinho (Ângelo), Tardelli (Raniel) e Lucas Braga. T.: Fábio Carille
Fluminense
Marcos Felipe; Samuel Xavier, David Braz, Luccas Claro e Marlon; André (Nonato), Yago (Martinelli) e Jhon Arias (Abel Hernández); Caio Paulista (Lucca), John Kennedy e Luiz Henrique (Gustavo Apis). T.: Marcão
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Labes (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Zanocelo e Marinho (SAN); John Kennedy e Nonato (FLU)
Gols: Madson (SAN), aos 32'/1ºT; Tardelli (SAN), aos 16'/2ºT