O Fortaleza venceu o Santos por 2 a 0 nesta quinta-feira (21), no Catelão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Juninho e Wellington Paulistas marcaram pelo clube cearense. Com o resultado, os donos da casa empurram o Vasco para a zona de rebaixamento e alcançam a 14ª colocação, com 35 pontos.
O Santos viu Jean Mota perder um pênalti e o rival abrir o placar na mesma oportunidade. Porém, vale lembrar que Cuca foi a campo com um time praticamente reserva visando a final da Copa Libertadores da América, em jogo contra o Palmeiras, semana que vem, no Maracanã.
Os donos da casa começaram em um ritmo mais acelerado, propondo o jogo. Mas, mesmo encontrando alguns espaços, o Fortaleza era parado pela defesa do alvinegro.
Até houve uma chance para os santistas abrirem o placar com uma jogada de Guilherme Nunes, que entrou para substituir Alex -o jovem zagueiro teve uma entorse no joelho direito no treino de quarta, em Fortaleza, e passará por exames-, mas a bola subiu.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Apenas meia hora de jogo depois os times começaram a reagir. Gabriel Dias, do Fortaleza, tentou de cabeça, mas parou na defesa. Seis minutos mais tarde Felipe Jonatan criou duas boas chances: uma com Marcos Leonardo, pelo alto, outra com Madson, que cabeceou com perigo.
Nos minutos finais da primeira etapa, Lucas Braga tentou cruzar, mas se viu cercado por três. A bola acabou pegando na mão de Jackson. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro acionou o VAR, que confirmou o pênalti. Jean Mota foi o responsável pela cobrança, mas bateu muito mal e Felipe Alves encaixou. Na sequência, David disparou e passou com facilidade por Laércio. Bateu cruzado, com perigo, mas João Paulo salva o Santos.
O árbitro apitou para dar início a segunda etapa, e dois minutos foram suficientes para o Santos "ter o troco". Madson fez pênalti infantil em cima de Osvaldo e viu o Fortaleza abrir o placar com gol de Juninho. O clube alvinegro sentiu e caiu de rendimento. Passou a errar mais e dar mais espaços.
Veja os gols:
Estádio: Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Gols: Juninho e Wellington Paulista
Cartões amarelos: Felipe, Carlinhos e Romarinho (FOR)
FORTALEZA
Felipe Alves (Tinga); Gabriel Dias, Paulão, Jackson e Carlinhos; Juninho (Derley), Felipe, Osvaldo (Yuri César) e David; Romarinho (Ronald) e M Vázquez (Wellington Paulista). T.: Enderson Moreira
SANTOS
João Paulo; Madson, Laércio, Luiz Felipe, Guilherme Nunes (Tailson) e Felipe Jonatan; Sandry e Jean Mota (Lucas Lourenço); Lucas Braga (Ângelo), Marcos Leonardo (Bruno Marques) e Arthur Gomes (Wagner Leonardo). T.: Cuca