O que antes era apenas um sonho distante pode ser tornar realidade neste domingo. Uma vitória do Santos contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, a partir das 11 horas, combinada com tropeços de Flamengo, São Paulo e Atlético Paranaense nesta 25.ª rodada, pode levar a equipe do técnico Dorival Junior ao G4 do Campeonato Brasileiro.
Estar na zona de classificação para a Copa Libertadores era algo impensável na Vila Belmiro no início da competição. Sob o comando de Marcelo Fernandes, o time chegou a ficar quatro jogos sem vencer e caiu para a zona do rebaixamento. Com a chegada de Dorival Júnior, a equipe entrou em uma rota ascendente e soma oito vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Para manter a boa fase, mesmo jogando fora de casa, a equipe não vai mudar a postura ofensiva que notabilizou a boa campanha dos últimos meses. "No Brasileiro, você não tem escolha. Não existem jogos fáceis. Todos são muito complicados. Estamos preparados novamente para um jogo difícil. Sabemos da dificuldade de jogar lá. Os jogos têm sido muito equilibrados e desgastantes", disse Dorival Júnior.
Ricardo Oliveira é o símbolo da nova fase vivida pelo Santos. O atacante marcou nas últimas cinco rodadas e é o artilheiro do campeonato, com 16 gols. Neste domingo, o centroavante terá a volta de Lucas Lima para auxiliá-lo a manter as estatísticas positivas. Principal armador das jogadas da equipe, o meia retorna da seleção brasileira após três rodadas fora.
Com Lucas Lima, o jogo do Santos ganha profundidade. Habilidoso e com visão de jogo privilegiada, o meia é preciso tanto nos passes curtos como nos lançamentos longos para os atacantes. A versatilidade dele costuma pegar de surpresa e desmontar as defesas. A má notícia é a ausência de Thiago Maia, suspenso, um dos destaque da equipe. Paulo Ricardo deve substituí-lo.