O Santos confirmou nesta quinta-feira o empréstimo do meia Pedro Castro, de 20 anos, ao Espanyol, de Barcelona, Espanha. O vínculo do jogador com o clube catalão será de seis meses, mas pode ser renovado por mais um ano. Para isso, os europeus terão de dar uma compensação financeira ao Peixe.
O preço fixado de compra de Pedro está estipulado em 5 milhões de euros, cerca de R$ 16 milhões. A negociação se arrastava desde dezembro e, enquanto isso, o jovem, que completa 21 anos em fevereiro, vinha treinando junto com o elenco do Peixe.
Apesar de ver potencial no jogador, o Peixe entende que ele não terá muitas oportunidades na equipe em 2014. Recentemente o jovem renovou contrato até o fim de 2016.
Formado nas categorias de base do Santos, ele subiu para o time profissional ainda em 2012, com Muricy Ramalho, mas "desceu" ao sub-20 em diversas oportunidades. Pelos juniores, foi campeão paulista, da Copa São Paulo, como capitão da equipe, e da Copa do Brasil.
Além de Pedro Castro, o Santos já emprestou o lateral-direito Galhardo ao Bahia, o zagueiro Rafael Caldeira ao Botafogo-SP, o meia Breitner ao XV de Piracicaba e os atacantes Dimba e Tiago Alves à Penapolense.