O Corinthians derrotou o Ceará por 3 a 1 na tarde de domingo (15), em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Neo Química. Assim, foi aos 21 pontos, e está na oitava posição do torneio. A vitória é importante para a equipe tentar embalar na competição, já que precisa vencer em casa para tal. Essa foi apenas sua segunda vitória em seus domínios. Antes, só tinha ganhado do Sport em junho.
O meia Renato Augusto, 33, fez sua reestreia pelo Corinthians após quase seis anos –sua última partida pelo clube havia sido em novembro de 2015– e marcou o terceiro gol da partida, num belo chute de fora da área, aos 22 minutos do segundo tempo, 5 minutos depois de sair do banco de reservas. Ele atuou, portanto, pouco mais de 30 minutos, em linha com o que era esperado para sua reestreia.
O meia-atacante Adson, 20, recém-promovido das categorias de base, também se destacou. Ele fez os outros dois gols corintianos, ambos ainda na primeira etapa. O primeiro, aos 16 minutos, de pé esquerdo, após passe de Roni, dentro da área; o segundo, aos 29, completando, de cabeça, cruzamento de Fábio Santos da esquerda. O Corinthians foi bem superior nos primeiros 45 minutos.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
O Ceará voltou mais aceso na segunda etapa e assustou Cássio em alguns lances. Conseguiu seu gol aos 23 minutos, com Rick, que fez boa jogada e chutou da entrada da área. O gol cearense se deu um minuto depois do anotado por Renato Augusto.
A equipe de Sylvinho, que só disputa o Brasileiro, já que já foi eliminada da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil, volta a campo no próximo domingo (22), quando visita o Athletico-PR, em Curitiba, às 16h.
A próxima partida do Ceará, sétimo colocado no Brasileiro, com 23 pontos, é no mesmo dia e horário, contra o Flamengo, em Fortaleza. A derrota deste domingo acabou com uma série de 11 jogos de invencibilidade da equipe de Guto Ferreira.
Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Roni (Renato Augusto) e Giuliano (Xavier); Gustavo Mosquito (Marquinhos) e Adson (Mateus Vital); Jô. Técnico: Sylvinho.
Ceará: Richard; Buiu, Messias, Luis Otávio e Bruno Pacheco; Marlon (Pedro Naressi), Fernando Sobral, Jorginho (Rick), Lima (Erick) e Mendoza (Airton); Cléber (Jael). Técnico: Guto Ferreira.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3x1 CEARÁ
Competição: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 15/08/2021 Horário: 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rafael Traci (SC) Cartão amarelo: Fábio Santos (Corinthians); Jael (Ceará)
Gols: Adson, do Corinthians, aos 16 minutos do primeiro tempo; Adson, do Corinthians, aos 29 minutos do primeiro tempo; Renato Augusto, do Corinthians, aos 22 minutos do segundo tempo; e Rick, do Ceará, aos 24 minutos do segundo tempo.