O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira. Sairá vestindo azul e vermelho: visitou a Arena do Grêmio, onde recebeu uma camiseta das mãos do presidente Fábio Koff, e as obras do Beira-Rio, que será sede da Copa do Mundo. Rebelo gostou do que viu em solo gaúcho e ressaltou as intervenções de mobilidade urbana que acontecem no entorno da casa do Internacional. Além disso, relatou evolução do estádio colorado.
Seus compromissos iniciaram na Arena, onde chegou por volta das 14h. Antes, o presidente do Grêmio, Fábio Koff e o presidente da Arena Porto Alegrense, Eduardo Pinto, já divergiam sobre a questão da colocação de cadeiras no setor da geral. Após o almoço e uma olhadela no estádio tricolor, Rebelo partiu para o Beira-Rio.
Encontrou Giovanni Luigi e foi logo assistir a um vídeo sobre a reforma do Beira-Rio. Na sequência, sem a presença da imprensa, passeou pelo canteiro de obras. Na sequência, partiu para o Centro de Visitantes do estádio, onde concedeu entrevista coletiva.
- A última vez creio que foi novembro. Vimos a obra em evolução, mas o anel inferior está quase todo fechado. É uma obra adiantada. No superior, as medidas para reforço da estrutura da arquibancada, estão adiantadas. As obras do estacionamento, estavam apenas na terraplenagem. Agora temos as estacas. Evoluíram. (...) O RS tem além do Beira-Rio, agora a Arena. Há os centros de treinamentos. Minha visão é otimista sob a perspectiva do RS e do seu papel na Copa do Mundo. E também na Olimpíada. Tudo que fizermos para a Copa é um trabalho preparatório - destacou Rebelo, com discurso otimista.
Apesar de relatar que a Fifa não exige obras de mobilidade urbana que não em áreas próximas ao estádio, o ministro disse que tudo o que diz respeito ao Beira-Rio está adiantado e prometido para maio de 2014 pelo prefeito José Fortunati. Estão em andamento obras como a duplicação da Av. Beira-Rio e da Av. Tronco.
- As de mobilidade urbana, de acesso ao Beira-Rio, estão aí, são visíveis. Pode quesitonar o calendário, mas estão em curso. Não existe dependência de licitação. Das 11, nove ou 10 já foram iniciadas. Não são obras também muito complexas. Fortunati antecipou que estarão prontas até maio de 2014. tenho confiança na capacidade dos que tem interesse que as obras fiquem prontas - finalizou.
Rebelo ainda terá uma rodada de reuniões com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e com o governador Tarso Genro, para discutir questões ligadas ao evento de 2014.