Tida com a próxima promessa das categorias de base a brilhar no time principal do Barcelona, o meia Rafael Alcântara, o Rafinha, acertou nesta quinta-feira a prorrogação de seu contrato com o time catalão até 2014. O jogador atualmente é conhecido por ser filho do ex-jogador brasileiro Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, seu companheiro de clube, mas o Barcelona acredita que Rafinha tem talento para ser ainda melhor que os dois.
Rafinha, que completará 19 anos em fevereiro, é nascido no Brasil, mas defende as seleções de base da Espanha. Neste ano, assim como o irmão, viu sua carreira deslanchar. Estreou pelo Barcelona B em janeiro e já é o principal jogador da equipe, com cinco gols em 12 jogos na temporada. No último dia 9 de novembro, ele jogou pela primeira vez pelo time principal, entrando no segundo tempo do jogo contra o L?Hospitalet, pela Copa do Rei.
O DNA de grande jogador, aliado à boa estreia que fez, tornou Rafinha desejado por muitos dos maiores clubes da Europa, entre eles o Real Madrid. O Barcelona agiu rápido e renovou com o atleta por três temporadas. Até meados de 2012, a sua multa contratual é de 12 milhões de euros. Em 2013, subirá para 30 milhões. A assinatura do acordo será na segunda.
De acordo com o irmão Thiago, a tendência é que Rafinha atenda o desejo do pai e opte por defender a seleção brasileira, se convocado. Thiago, que também passou por todas as seleções de base da Espanha, estreou no time de Vicente del Bosque em agosto, num amistoso contra a Itália.