O pugilista brasileiro Acelino Freitas, o Popó, derrotou, na madrugada de domingo, Artur Grigorian, do Uzbequistão, campeão da OMB (Organização Mundial de Boxe), e conquistou o cinturão da categoria dos leves, o terceiro de sua carreira.
A luta foi decidida por pontos, e os juizes foram unânimes. O combate aconteceu em Connecticut (EUA). Popó, que derrubou Grigorian quatro vezes no combate, é o atual campeão mundial da categoria dos superpenas pela AMB (Associação Mundial de Boxe) e pela OMB.
Com a vitória, o lutador baiano se tornou o segundo pugilista brasileiro a se sagrar campeão mundial em categorias diferentes. O primeiro foi Eder Jofre, campeão nas categorias galo e penas, nas décadas de 60 e 70, respectivamente.
Popó possui agora em seu cartel 35 vitórias somente quatro delas não foram por nocaute. Já Grigorian, que jamais havia sido derrotado, possui 36 vitórias, com 22 por nocaute. O lutador do Uzbequistão havia ganho o título dos leves em abril de 1996 e manteve o cinturão em 17 desafios.
O boxeador brasileiro terá um mês para decidir se continua lutando pela categoria peso leve, abdicando dos títulos do superpenas, ou retorna para a categoria inferior.
Leia a matéria completa na edição desta segunda da Folha de Londrina