Perto de completar 700 partidas com a camisa do Barcelona, a história de Xavi no clube poderia ter sido interrompida em 2008. Em entrevista ao jornal espanhol "Mundo Deportivo", o craque espanhol disse que esteve muito perto de acertar sua transferência para o Bayern de Munique. Ele garantiu que as conversas avançaram, mas que Pep Guardiola não o "deixou" sair.
- Foram conversas muito sérias. Inclusive houve uma reunição de um técnico do Bayern de Munique com Branchini (agente Fifa). Não houve tempo para nada. Pep me chamou e disse que não podia ir, que o que o Barcelona tinha em mente girava ao redor de alguns determinados jogadores, ao meu redor, que não poderia ir - disse o jogador:
- E não me equivoquei. Foi outra boa decisão, pois o meu desejo é encerrar minha carreira no Barcelona.
Xavi ainda refletiu e viu a ironia que acabou acontecendo. Hoje, Pep Guardiola é o técnico do clube que o quis no passado. Mas também rendeu muitos elogios ao antigo chefe.
- Neste momento é Pep que está lá, as voltas que dá o futebol... É incrível. Revolucionou o barcelonismo e o futebol mundial. Nos levou à excelência a partir da exigência. Jogamos em um nível insuperável. É o técnico com quem mais aprendi, ele se antecipava a tudo - concluiu.