Tendo que decidir entre reforçar o caixa do clube ou manter bons atletas no clube, o Paraná Clube mais uma vez escolheu a primeira opção. Ontem o presidente do clube anunciou a venda de 80% do passe do zagueiro Hílton para a Canal Plus da França, empresa que patrocina vários clubes na Europa. O destino de Hílton é o Servette, time que disputa a primeira divisão do futebol suíço.
A saída do zagueiro, que recebeu vários prêmios pelo seu desempenho defensivo no ano passado, já era esperada. A crônica dificuldade financeira do tricolor transpareceu no final do campeonato paranaense deste ano, quando jogadores e funcionários reclamaram de atraso no pagamento. Somada a postura do presidente do clube, Ênio Ribeiro, que defende uma lei de responsabilidade fiscal que puna dirigentes de clubes que gastam mais do que arrecadam, tudo apontava para que jogadores como Hílton e o atacante Ilan fossem negociados para arrecadar dinheiro para o clube.
Enquanto Hílton viaja para a Europa, Ilan ainda tenta resolver sua situação. A transação com o Vitória (BA) desandou porque o clube baiano queria um contrato de cinco anos, o que não agradou ao jogador, que não quer se prender a um clube por tanto tempo. O atacante pode até permanecer no Paraná, caso parte do dinheiro da venda de Ilan seja revertido para atender ao pedido de aumento salarial do jogador.
Já o técnico Paulo Bonamigo volta sua atenção para a zaga. Com a saída de Hílton, que era o capitão da equipe, Bonamigo enfatiza agora os treinamentos táticos para entrosar o sistema defensivo, que conta com dois jogadores recém-contratados: Roberto e Flávio. Para acelerar esse processo, a comissão técnica solicitou o cancelamento do amistoso marcado para amanhã, contra o Malutrom.
A notícia não foi bem recebida no CT do Barigui. Após a vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense no último sábado, o técnico do Malutrom, Nedo Xavier, esperava repetir um bom desempenho contra o Paraná. A solução encontrada pela diretoria foi marcar um outro amistoso para o próximo sábado, desta vez contra o Atlético Paranaense.