Futebol

Palmeiras vence Tacuary por 2 x 0 no Palestra Itália

10 fev 2005 às 08:18

O Palmeiras venceu o paraguaio Tacuary por 2 x 0 na noite desta quarta-feira e confirmou a quinta vaga brasileira na Copa Libertadores 2005. Ricardinho, aos três minutos do primeiro tempo e aos 45 do segunda etapa, marcou os dois gols do alviverde paulista.

Com a confirmação da vaga, o time de Parque Antarctica fica no grupo 4 do torneio sul-americano ao lado de Cerro Porteño (PAR), Deportivo Táchira (CHI) e Santo André. O grupo do Palmeiras é o único da Libertadores que conta com dois brasileiros.


Após o empate por 2 a 2 jogando em Assunção, na primeira partida da primeira fase da Copa Libertadores, o Palmeiras se classificaria com um empate sem gols ou por 1 a 1. A vitória por um gol de diferença do time paraguaio tiraria o Palmeiras do torneio sul-americano e por isso, o time alviverde não perdeu tempo e pressionou o Tacuary logo no início da partida, sem dar tempo para o time paraguaio respirar.


Aos três minutos, Cristian bateu falta da direita no segundo pau, Ricardinho, que nem precisou pular, cabeceou firme no canto direito de Aurrecochea para abrir o placar no Parque Antarctica.


Três minutos depois, o zagueiro Daniel cobrou falta com força da direita e Aurrecochea fez boa defesa, evitando o segundo gol do Palmeiras. A pressão palmeirense durou menos de dez minutos. Antes da metade do primeiro tempo, o Tacuary já havia eqüilibrado as ações da partida. E o time paraguaio estava tão à vontade no Parque Antarctica que desperdiçou duas ótimas oportunidades.


Aos 28 minutos, Román fez boa jogada pelo meio e tocou para Silva. O lateral dominou e chutou forte. Sérgio fez boa defesa no canto esquerdo do gol. Quatro minutos depois, Román fez mais uma bela jogada pela esquerda e tocou para Ortellado. O atacante, de frente para o gol e sozinho, chutou fraco e no meio do gol para a defesa de Sérgio.


O Palmeiras assimilou os sustos e voltou a partir para o ataque. Aos 41, Cristian bateu falta da direita, Aurrecochea deu um leve toque e a bola explodiu no travessão antes de sair em escanteio. Minutos depois, Ricardinho fez lindo lançamento para Warley. O atacante nem dominou a bola e tentou encobrir Aurrecochea. A bola saiu por cima do gol.


Na volta para o segundo tempo, o Tacuary partiu para cima do Palmeiras e pressionou a equipe alviverde nos primeiros dez minutos, mas sem assustar o goleiro Sérgio. Com o jogo nervoso e o time paraguaio pressionando, o volante Claudecir fez falta dura e foi expulso com 14 minutos.


Dois minutos depois, um lance insólito na partida. Francisco Ocampo, presidente do Tacuary, foi expulso do banco de reservas e tentou agredir o árbitro Rúbem Selman. O quarto árbitro arbitro brasileiro Walter José dos Reis conseguiu impedir a agressão a tempo e o dirigente foi levado para o vestiário.


Com o Palmeiras acomodado com a vantagem e o Tacuary mostrando um baixo nível técnico, a partida percorreu todo o segundo tempo sem grande lances. O momento em que a torcida mais vibrou foi quando o presidente do time paraguaio invadiu o campo. Aos 34 minutos, Magrão fez boa jogada pela esquerda e chutou firme de esquerda. Aurrecochea fez boa defesa e mandou a bola para escanteio.


Aos 45, Ricardinho fechou o placar para o time de Parque Antarctica. O atacante fez boa jogada pelo meio, tirou dois zagueiros e bateu firme de perna canhota. Aurrecochea falhou e o Palmeiras garantiu a classificação.


Ficha Técnica - PALMEIRAS (BRA) 2 x 0 TACUARY (PAR)


Data-Hora: 9/2/2005, às 21h45min.
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).


Árbitro: Rubén Selman (CHI)
Auxiliares: Eduardo Ponce (CHI) e Rodrigo González (CHI).


Público: 24.212 pagantes
Renda: R$ 314.578,00


Gols: Ricardinho - 3'/1ºT (PAL - 1 x 0) e 45'/2ºT (PAL - 1 x 0)


Cartões amarelos: Burgos, Silva (TAC) e Claudecir, Lúcio, Ricardinho (PAL)


Cartões vermelhos: Claudecir - 14'/2ºT (PAL)


PALMEIRAS: Sérgio; Nen (Gabriel - 12'/2ºT), Marcinho e Daniel; Bruno, Magrão, Claudecir, Cristian (Marcel - 41'/2ºT) e Lúcio; Ricardinho e Warley (Correa - 18'/2ºT). Técnico: Estevam Soares

TACUARY: Aurrecochea; Armoa, Samudi, Russi (Peralta - 38'/2ºT) e Paniagua; Silva, Riveros, Burgos (Ibarra - Intervalo) e Leite (Torres - 29'/2ºT); Román e Ortellado. Técnico: Oscar Paulin


Continue lendo