Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Campeonato Brasileiro

Palmeiras vê roteiro de 2009 no Brasileiro e pode 'exorcizar' frustração

Flavio Latif - UOL/Folhapress
17 nov 2023 às 23:00

Compartilhar notícia

- Cesar Greco/Palmeiras
Publicidade
Publicidade

O Palmeiras vê o Campeonato Brasileiro de 2023 com o mesmo roteiro do que aconteceu na edição de 2009. A diferença é que o time que perdeu o título 14 anos atrás pode se aproveitar de uma coincidência para ser campeão neste ano.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

DA FRUSTRAÇÃO DE 2009 À CHANCE DE 2023

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'

Imagem de destaque
Eliminatórias

Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela

Imagem de destaque
Campeonato Brasileiro

Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas

Imagem de destaque
Em baixa

Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel


Publicidade

Campeonato Brasileiro de 2009, rodada 34. O Palmeiras foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, em jogo com muita polêmica no Maracanã, e o resultado fez com que o Alviverde perdesse a liderança e mais tarde o título da competição.


Coincidentemente, a rodada 34 do Brasileiro de 2023 foi a jornada que marcou a mudança na liderança após 31 rodadas. O Palmeiras venceu o Inter por 3 a 0 e assumiu a ponta com o empate por 2 a 2 entre Red Bull Bragantino e Botafogo. Agora, o time comandado por Abel Ferreira tem a chance de, 14 anos depois, "exorcizar" a frustração daquela competição que marcou muitos palmeirenses.

Publicidade


O QUE ACONTECEU EM 2009


Publicidade

Em 2009, a reta final do Brasileiro do Palmeiras foi um desastre. O clube alviverde, que liderou a competição por 17 rodadas, sequer conseguiu uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte.


Duas semanas após a derrota para o Flu, o zagueiro Maurício e o atacante Obina trocaram socos na saída para o intervalo do jogo contra o Grêmio. Ambos foram expulsos quando voltaram a campo, e o Alviverde perdeu aquela partida. A briga foi um símbolo da derrocada palmeirense.

Publicidade


Quem ficou com o título foi o Flamengo, com uma arrancada heroica. Ao lado do rubro-negro, Inter, São Paulo e Cruzeiro se classificaram para a Libertadores.


O clube alviverde era o grande favorito, ainda mais após a contratação de Muricy Ramalho - considerado um especialista na competição após o tricampeonato com o São Paulo em 2006, 2007 e 2008. 

Publicidade


O casamento entre Palmeiras e Muricy não deu certo. O técnico foi demitido durante o Paulistão do ano seguinte, após uma derrota por 4 a 1 para o São Caetano, em pleno Palestra Itália. Ele foi apontado como um dos principais culpados pela perda do título do Brasileiro de 2009.


COMO É O CENÁRIO ATUAL?

Publicidade


O Palmeiras não depende apenas de si para ser campeão. O Alviverde precisa de um novo tropeço do Botafogo na volta da Data Fifa para se manter em primeiro. O clube carioca enfrenta o Fortaleza no dia 23, em jogo atrasado no Castelão, e não ultrapassa o Palmeiras na liderança em caso de empate ou derrota.


Se o secador funcionar, o Palmeiras dependerá apenas de si para conquistar o 12º Brasileiro de sua história. Em caso de algum tropeço, o Alviverde dependerá de uma combinação de resultados dos demais candidatos para levantar o título.


O elenco atual está acostumado a ganhar, diferentemente do time de 2009. O atual Palmeiras, com Abel Ferreira, já conquistou oito taças -  uma delas foi o Brasileiro do ano passado.


O time de Abel enfrenta Fortaleza (fora), América-MG (casa), Fluminense (casa) e Cruzeiro (fora) nos quatro jogos restantes.


Imagem
Raphael Veiga teve camisa roubada ao final do jogo na Colômbia
O final de jogo entre Colômbia x Brasil foi marcado por um cenário confuso no estádio de Barranquilla.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade