O Palmeiras recebe nesta quarta-feira o Santo André, às 21h50, no Palestra Itália, para um jogo de autoafirmação. A irregular campanha do time alviverde no Campeonato Paulista não resistirá a mais um tropeço em casa. Afastado do G-4, o time de Antônio Carlos tem seu primeiro teste decisivo na temporada.
Contra o segundo colocado do Estadual, o Palmeiras (em oitavo) precisa diminuir a diferença de 4 pontos que o separa da zona de classificação. "Será difícil, pela grandeza do clube, se ficarmos de fora", reconhece o atacante Robert. "Mas se fizermos uma sequência de dois ou três jogos, podemos chegar perto da liderança".
Após a vitória no clássico com o São Paulo, no Palestra, o time retomou a confiança de jogar diante de sua torcida. Mas o retrospecto em casa ainda decepciona: em cinco jogos, venceu apenas duas vezes. No principal tropeço, a derrota por 4 a 1 para o São Caetano custou o cargo do técnico Muricy Ramalho.
Com Antônio Carlos no comando, a equipe sofreu o primeiro revés no último jogo, diante do Rio Claro. A forte chuva durante a partida foi apontada como crucial para a derrota por 1 a 0. Mas o time também reclama da falta de treinos com o novo técnico.
O Palmeiras terá a volta de Pierre, xodó da torcida. Sem o zagueiro Léo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Maurício Ramos, ainda em recuperação, o jovem Gualberto briga com Edinho pela vaga na defesa. O lateral Figueroa e o volante Márcio Araújo também são desfalques.
Um triunfo contra o Santo André, aliado a uma nova vitória em casa contra o lanterna Sertãozinho, no sábado, trarão a tranquilidade que o Palmeiras precisa. Depois, terá uma semana de descanso até o clássico com o Santos, já na reta final da primeira fase do Paulista.