O Palmeiras iniciará neste sábado (3), às 19h, contra o Ceará, uma sequência de jogos com uma espécie de "desmanche" do time principal. Inicialmente desfalcado por suspensões, Vanderlei Luxemburgo acabou tendo um bom teste para o jogo pelo Campeonato Brasileiro na goleada sobre o Bolívar (BOL), pela Copa Libertadores.
Além de Gabriel Veron e Luiz Adriano vetados por problemas físicos, Luxa fez três mudanças importantes na equipe que goleou por 5 a 0. O treinador tirou Gabriel Menino, Lucas Lima e Zé Rafael, justamente os três que estão suspensos para o duelo pela 13ª rodada do Nacional, neste sábado, às 19h, no Allianz Parque.
Com Bruno Henrique, Raphael Veiga e dois jogadores de velocidade no ataque, o técnico reforçou muito antes do duelo com os bolivianos a necessidade de o Palmeiras ser mais intenso. Wesley e Rony se entenderam bem com Willian e ajudaram a deixar o Verdão mais agressivo, ao contrário do que havia ocorrido nas apáticas apresentações recentes.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Diante deste bom primeiro teste, a tendência é de que Luxemburgo repita a escalação, segundo ele, com estilo ofensivo, que lhe agrada mais. A goleada no Allianz Parque foi a partida com mais gols do Palmeiras em 2020, e o resultado construído no início do segundo tempo ainda fez com que o técnico pudesse tirar metade da equipe para descansar: Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez, Patrick de Paula e Bruno Henrique.
"Eu gosto de jogar desta forma, mas o jogador precisa me convencer de que tem de jogar. Se eles fizerem por merecer e jogar, produzindo, vão jogar. Se não merecer, não vão jogar. E treinamento também faz com que você possa estar relacionado. Treino e comportamento fazem parte de um todo", explicou o treinador.
Depois do jogo contra o Ceará, a lista de desfalques vai crescer. Weverton e Gabriel Menino vão se apresentar à seleção brasileira para jogos das Eliminatórias Sul-Americana à Copa do Mundo de 2022, enquanto Viña e Gustavo Gómez também se juntarão a Uruguai e Paraguai, respectivamente, também pelo classificatório.
Eles vão perder os jogos contra Botafogo e São Paulo, pelo Brasileirão, e provavelmente contra o Coritiba. Na meta, Jailson é o substituto imediato, enquanto Vitor Hugo e Luan são as opções para a zaga.
No meio-campo já há uma busca para o substituto de Menino, e a principal dor de cabeça está na lateral esquerda, pois o reserva de Viña é Esteves, que se recupera de lesão. Renan, zagueiro e lateral esquerdo do sub-20, tem trabalhado com os profissionais.
No duelo contra o Ceará, o Palmeiras tentará acabar com uma sequência de três partidas sem vitória. A equipe alviverde ficou na igualdade com Sport, Grêmio e Flamengo e já não vence no Brasileirão há 23 dias. A equipe de Luxemburgo começa a rodada em quarto lugar, com 19 pontos.
O Ceará, que soma 14 pontos, tem problemas para a partida. Os laterais Samuel Xavier, Bruno Pacheco estão contundidos. Além disso, o zagueiro Luiz Otávio e os meias Vina e Fernando Sobral serão poupados.
Ficha técnica
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gomez, Viña; Patrick de Paula, Bruno Henrique, Raphael Veiga; Rony, Willian, Wesley. T.: Vanderlei Luxemburgo
CEARÁ
Fernando Prass; Eduardo, Tiago (Gabriel Lacerda), Eduardo Brock, Alyson; Charles, Fabinho, Lima, Felipe Silva; Leandro Carvalho, Cléber. T.: Guto Ferreira
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo
Horário: 19h deste sábado
Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)