Futebol

Palmeiras aposta na estrela de Felipão para avançar

19 ago 2010 às 08:28

O Palmeiras pode ver a estrela de Luiz Felipe Scolari brilhar de vez na noite desta quinta-feira, no Pacaembu. É no consagrado treinador que o time e a torcida se escoram para reverter um resultado que até o goleiro Marcos, que completa 500 jogos com a camisa alviverde, acha complicado. Se não brilhar, Felipão terá a primeira grande decepção desde sua volta e verá a equipe ser eliminada da Copa Sul-Americana. A partir das 21h50, com o estádio lotado, é preciso vencer o Vitória por três gols de diferença para não dar adeus precocemente à competição - na estreia, em Salvador, perdeu por 2 a 0.

"Com disciplina, empenho e superação podemos chegar ao nosso objetivo", disse o técnico, que foi contratado para acabar com o jejum de títulos do clube. Foi justamente com Felipão que o Palmeiras levantou pela última vez o troféu de um campeonato internacional: a Copa Libertadores, em 1999. Voltar ao torneio é uma das metas da equipe neste ano e justamente por isso a Sul-Americana ganhou tamanha importância - o campeão garante a vaga.



Ser eliminado nesta quinta é perder a chance de chegar à Libertadores pelo caminho mais curto. No Brasileiro, o time não anda bem e só voltou a vencer sábado, após cinco jogos sem triunfo. Bateu o Atlético-PR, por 2 a 0, um dia após o grupo ter uma conversa com a psicóloga Regina Brandão. A profissional, convidada pro Felipão para trabalhar no clube, reencontrou o elenco há dois dias. "A partir de sexta-feira ela vai começar a fazer os testes e aí me dará um perfil dos atletas", contou o técnico.



Os problemas ainda continuam a atormentar o treinador. Kléber está suspenso, Lincoln não foi liberado pelo departamento médico e Valdivia só deve estrear domingo, contra o Guarani. Assim, o time que enfrenta o Vitória deve ser o mesmo que ganhou do Atlético-PR, com três zagueiros e dois atacantes. Tinga será o homem de ligação entre o meio-de-campo e o ataque. Felipão também testou a formação com três homens na frente (4-3-3), que pode ser usado no segundo tempo.


O técnico garante que o time ganhou novo astral após o último triunfo. "Estamos com mais confiança. Treinamos e estamos com condições (de conseguir a classificação)", afirmou. "Se fizermos um retrospecto, marcamos dois gols em três das últimas partidas. Estatisticamente podemos acreditar mais."


Continue lendo