A Conmebol divulgou nesta quinta-feira o nome do juiz para a primeira partida entre Corinthians e Once Caldas (COL) pela fase preliminar da Taça Libertadores da América de 2015. Conhecido como ''o homem da polêmica'', Patricio Loustau, da Argentina, apitará o duelo entre brasileiros e colombianos, que será disputado no dia 4 de fevereiro na Arena Corinthians.
Lostau também apitou uma partida do Timão na Libertadores de 2012. Ele era o juiz da vitória alvinegra por 3 a 1 contra o Nacional (PAR), no dia 11 de abril daquele ano, em jogo válido pela fase de grupos. Ainda em 2012, o Once Caldas também disputou contra um time brasileiro a fase preliminar do torneio, mas acabou eliminado pelo Internacional.
O passado do juiz argentino, no entanto, não é favorável e ele tem um nada agradável apelido na Argentina. O ''homem da polêmica'' foi duramentre criticado por decisões erradas em partidas como Atlético Rafaela contra San Martín de San Juan, pelo campeonato argentino. No jogo, Losteau assinalou um pênalti polêmico a favor do Atlético e revoltou o time de San Juan.
Em um clássico entre Boca Juniors e Vélez Sarsfield, o árbitro deixou de marcar uma falta do atacante Pablo Mouche, hoje do Palmeiras, mas na época jogador do Boca. A grave entrada de Mouche foi classificada como ''terrível'', mas o jogador não foi advertido.
Ainda, Paolo Guerrero já sofreu com o apito do argentino. Em um duelo entre Peru e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2014, o camisa 9 do Corinthians sofreu uma cotovelada no rosto e saiu do gramado sangrando. Losteau nada marcou. Ao final da partida, um torcedor revoltado invadiu o gramado e tentou agredir o juiz, mas foi contido por policiais.
O time que passar entre Corinthians e Once Caldas cairá no grupo 2, composto por São Paulo, San Lorenzo (ARG) e Danúbio (URU).