A Fifa anunciou nesta segunda-feira a lista de dez gols concorrentes ao Prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito do futebol mundial no ano, e voltou a incluir um marcado por Neymar. Dessa vez, o atacante do Barcelona vai tentar ser premiado com o gol que fez na vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Japão, na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Este é o quarto ano seguido que Neymar é indicado ao Prêmio Puskas, mas em todas as outras três oportunidades ele havia concorrido com gols marcados pelo Santos. Ele inclusive teve um gol feito contra o Flamengo, em 2011, na Vila Belmiro, eleito o mais bonito daquele ano.
Nas outras duas vezes, Neymar não triunfou. Em 2010, um gol marcado contra o Santo André, não ficou entre os três finalistas. Já gol feito contra o Internacional em 2012 ficou em terceiro lugar, em eleição que foi vencida pelo eslovaco Miroslav Stoch, com um gol marcado pelo Fenerbahçe.
Agora, Neymar volta a concorrer ao Prêmio Puskas com o primeiro gol da última edição da Copa das Confederações, vencida pela seleção brasileira. Na jogada, o lateral-esquerdo Marcelo lançou o atacante Fred, que ajeitou para Neymar ao tentar matar a bola no peito. O atacante chutou forte, com a bola entrando no ângulo esquerdo da meta defendida por Kawashima.
O gol marcado por Neymar não foi o único que saiu em um estádio brasileiro a ser indicado ao Prêmio Puskas. O outro gol feito no País que está concorrendo é do uruguaio Olivera, do Náutico. Em partida contra o Sport, pela Copa Sul-Americana, o atacante uruguaio tabelou de cabeça com Tiago Real e, sem deixar a bola cair, finalizou de fora da área, com a bola entrando no ângulo direito da meta adversária.
Além dos gols de Neymar e Olivera, a Fifa selecionou outros oito gols para concorrer ao Prêmio Puskas. Entre eles estão dois marcados em 2012, o lindo gol de Zlatan Ibrahimovic em amistoso entre as seleções da Suécia e da Inglaterra, e outro feito por Panagiotis Kone, pelo Napoli, contra o Bologna.
Dois gols do futebol feminino também participam da disputa. E eles foram marcado por Louisa Nécib, pelo Lyon, e Lisa De Vanna, pelo Sky Blue FC (Estados Unidos). Os outros concorrentes ao Prêmio Puskas são gols de Peter Ankersen, pelo Esbjerg (Dinamarca), Antonio Di Natale, pela Udinese, Daniel Ludueña, pelo Pachuca, e Nemanja Matic, pelo Benfica.
Os torcedores podem votar no gol que consideram o mais bonito através do site da Fifa até o dia 9 de dezembro, quando os três finalistas do Prêmio Puskas serão anunciados. A votação prosseguirá entre os finalistas, também pelo site da Fifa. O vencedor será conhecido na Festa de Gala da Fifa, marcada para o dia 13 de janeiro, quando outras premiações serão feitas, entre elas a da Bola de Ouro da Fifa, para a qual Neymar e Thiago Silva foram indicados, e também o de melhor jogadora do mundo, que tem Marta como uma das indicadas.