Futebol

Nadadora paranaense pretende atravessar canal na Europa

12 ago 2002 às 17:34

A nadadora paranaense Dailza Damas parte essa semana do Brasil para o que considera o seu maior desafio: atravessar o canal entre a a Suécia e a Dinamarca. São 20 quilômetros que podem se transformar em 25 por causa da correnteza local. Para cumprir o trajeto, Dailza está se preparando em Curitiba há dois meses. A paranaense embarca para o desafio na próxima quinta-feira, mas não sabe quando a prova será realizada.

O canal fica entre as cidades de Malm, na Suécia, e Copenhague, na Dinamarca. Se conseguir atravessar o percurso, Dailza será a primeira brasileira a realizar o desafio. Essa, no entanto, não é a primeira vez que a nadadora enfrenta uma travessia complicada. Sua conquista mais recente foi a travessia do Lago Titicaca, na Bolívia, realizada no ano passado.

Dailza aprendeu a nadar aos 28 anos para incentivar o filho que sofria de bronquite. Hoje, aos 44 anos é considerada uma das maiores nadadoras brasileiras em águas abertas. Já enfrentou desafios como a Travessia Internacional do Mar Grande; o Campeonato Mundial Máster de Natação; o Campeonato Brasileiro Máster de Natação; a Travessia de Guaratuba; Travessia Paranaguá-Antonina; Travessia do Lago de Zurich; Contorno Ilha Fernando de Noronha; Contorno a Nado do Atol das Rocas; Contorno da Ilha de Abrolhos; Travessia do estreito de Gibraltar; Contorno da Ilha de Manhattan; Travessia da Ilha de Marajó a Ilha de Mosqueiro e a Travessia do Mar da Galiléia.


Continue lendo