Em clássico emocionante na noite desta quarta-feira no Pacaembu, o Corinthians conseguiu uma importante vitória para a sequência do Campeonato Brasileiro. O time da capital saiu atrás no marcador no segundo tempo, mas virou o marcador já nos instantes finais da partida e bateu o Santos por 2 a 1, pela 23.ª rodada da competição.
O triunfo - do jeito que o corintiano gosta, com sofrimento até o último minuto - foi um presente para a torcida um dia depois de o clube completar 99 anos de história e começar a contagem regressiva para o centenário.
Antes da partida, houve festa no Pacaembu. No intervalo, os novos reforços Defederico e Marcelo Mattos entraram em campo para saudar a torcida. Eles devem estar à disposição do técnico Mano Menezes já na próxima rodada do campeonato.
Além do presente de aniversário, o resultado positivo deu vida nova ao Corinthians no Brasileirão. A equipe, que ainda sonha com a tríplice coroa (em 2009 já faturou a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista), chega ao quinto lugar, com 36 pontos, cinco a menos do que o líder Palmeiras. Já o Santos estaciona nos 32 pontos e neste momento ocupa a décima colocação.
Dentro de campo, o clássico, apagado no primeiro tempo, ganhou em emoção na etapa final. Logo aos 6 minutos, em cobrança de falta de George Lucas, Eli Sabiá ganhou de cabeça em lance confuso na área e a bola ainda resvalou em Chicão antes de estufar as redes.
O gols santistas deixou os corintianos nervosos e a situação dos mandantes se complicou ainda mais após a expulsão de Mano Menezes, que reclamou muito da arbitragem. Mas, quando tudo já parecia perdido, veio a reação, para alegria do público que compareceu em bom número ao Pacaembu.
Aos 35 minutos, Bill, que havia entrado no lugar do ineficiente Souza (perdeu duas chances claras de gol no primeiro tempo), deixou tudo igual. Após cruzamento de Jorge Henrique da esquerda, Paulo André desviou de cabeça e a bola bateu na trave. Ele ficou rolando em cima da linha e o atacante empurrou para fazer seu primeiro gol pelo Corinthians.
A igualdade no marcador animou a equipe da casa, que partiu em busca da vitória e conseguiu mais um gol aos 43 minutos, em jogada ensaiada. Elias dominou pelo meio e tocou na esquerda. Após receber um belo passe de peito, Chicão ainda contou com o vacilo da zaga adversária para subir de cabeça e decretar a vitória corintiana.
Agora, o clube do Parque São Jorge terá mais de uma semana para descansar, pois só volta a entrar em campo no dia 12 fora de casa contra o Coritiba. Um dia depois, o Santos recebe o Santo André na Vila Belmiro.