Futebol

Mulheres encaram desafios de um 'mundo masculino'

07 ago 2007 às 20:36

Poeira, planilhas, motores a mil e 4.776 quilômetros pelo interior do País. Esses e muitos outros desafios aguardam a ala feminina que aceitou encarar a 15a edição do Rally Internacional dos Sertões. O evento terá início nesta quarta-feira em Goiânia (GO), com o prólogo e a largada promocional em frente ao shopping Flamboyant. A chegada será dia 17 de agosto em Salvador (BA).

Tipicamente masculina, a modalidade rali cross country recebeu de braços abertos as representantes femininas. Nesta temporada, elas estarão entre os carros, as motos e até os caminhões - não haverá mulheres apenas entre os quadriciclos.


Liliane Santos, de Brasília, é a única que enfrentará as trilhas do sertão brasileiro a bordo de um caminhão, ao lado do piloto Ricardo Augusto Campos e do co-piloto Josué Paniago Pereira. Ela será responsável pela navegação na categoria T4.1, que inclui máquinas que pesam entre 3.500 e 4.800 quilos.


"Além de jipeiros, somos colegas de trabalho. Em 2005, fiquei sabendo que o Ricardo estava querendo participar do Sertões e perguntei se havia lugar para mim. Ele respondeu que sim e participei como apoio. Estreei como navegadora no ano passado, mas nosso caminhão quebrou e não conseguimos completar a prova quando estávamos em terceiro lugar. Agora queremos chegar bem em Salvador, com uma boa classificação", comentou Liliane.

Ela afirma que nunca sofreu qualquer tipo de preconceito por ser mulher. "Pelo contrário, todos nos recebem muito bem e nos enxergam com admiração. Existe até um certo cuidado com as mulheres do Rally dos Sertões por parte de pilotos, navegadores e mecânicos", concluiu.


Continue lendo