O Montpellier é o campeão da temporada 2011/2012 do Campeonato Francês. O clube chegou ao seu primeiro título na história da competição neste domingo, ao vencer o Auxerre por 2 a 1, de virada, mesmo fora de casa. O herói do título foi o nigeriano Utaka, autor dos dois gols da equipe.
Para conquistar o título sem depender do Paris Saint-Germain, que acabou vencendo o Lorient por 2 a 1, também neste domingo, o Montpellier precisava apenas do empate. Mas com a vitória, a equipe fechou o Campeonato Francês com 82 pontos, contra 79 do poderoso time da capital do país.
Considerado um clube pequeno da França, o Montpellier nunca havia conquistado o Campeonato Francês e tinha uma terceira colocação, na temporada 1987/1988, como melhor resultado. Em seu currículo de poucos títulos, a equipe tem apenas dois troféus da Copa da França, em 1928/29 e 1989/90, como maiores feitos.
Na segunda colocação do campeonato, ficou o Paris Saint-Germain, que investiu milhões em contratações, graças ao capital de um grupo de investidores do Catar, administrado pelo dirigente brasileiro Leonardo. O clube trouxe nomes como o zagueiro uruguaio Lugano, o meia argentino Pastore, o atacante francês Gameiro e o técnico italiano Carlo Ancelotti, mas acabou ficando atrás de um time de pouca expressão.
Neste domingo, o Paris Saint-Germain até fez sua parte e venceu o Lorient por 2 a 1, com gols de Thiago Motta e Pastore - Monnet-Paquet havia aberto o placar. Com o triunfo, o time da capitão colocou pressão no primeiro colocado, que teve sua partida interrompida por duas vezes por confusões na torcida. Mesmo assim, o Montpellier conseguiu a vitória e garantiu o título.
Os outros resultados deste domingo, pela última rodada do Campeonato Francês, foram: Evian Thonon Gaillar 0 x 1 Brest; Lille 4 x 1 Nancy; Lyon 3 x 4 Nice; Rennes 5 x 0 Dijon; Saint-Étienne 2 x 3 Bordeaux; Sochaux 1 x 0 Olympique de Marselha; Toulouse 0 x 2 Ajaccio; e Valenciennes 3 x 1 Caen.