O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), vai pedir para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) suspender os campeonatos de futebol masculino e feminino por causa da calamidade pública que atinge o estado do Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas.
Leia mais:
Com nova chance ao elenco, Londrina EC enfrenta o Cianorte neste domingo
Corinthians combate fraude à vaquinha da Gaviões e derruba 278 sites falsos
Vasco anuncia contratação do técnico Fabio Carille para 2025
Palmeiras anuncia contratação de Facundo Torres, primeiro reforço para 2025
A CBF já adiou as partidas de maio das equipes do estado. Os presidentes do Internacional, Grêmio e Juventude defendem a paralisação do Campeonato Brasileiro, mas encontram resistência de outras agremiações.
Em nota, a pasta comandada por Fufuca afirma que vai defender a "suspensão temporária" dos campeonatos. O ministro deve enviar na sexta-feira (10) um ofício à CBF.
"É hora de concentrar esforços no apoio às vítimas, na reconstrução das áreas afetadas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia. A dimensão humana precisa vir antes da esportiva. A preocupação maior é com a integridade física e psicológica dos atletas, torcedores e demais envolvidos", diz o ministro, no mesmo comunicado.
Equipes de diversos estados já ofereceram as estruturas de seus centros de treinamento e estádio para os clubes gaúchos. Parte dos jogadores das principais equipes do RS, porém, está ajudando nos resgates e acolhimento dos desabrigados, e dirigentes gaúchos também recusaram as propostas de atuar fora do estado.