Boa parte da torcida do Londrina já entendeu: falta muito pouco para o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o que seria a maior conquista do clube em décadas. Foi com este espírito que um grupo de aproximadamente 50 torcedores compareceu ao saguão do aeroporto Governador José Richa, na noite do último domingo (9), para receber os jogadores e a comissão técnica. A delegação voltava de Manaus, onde no sábado (8) perdeu por 1 a 0 para o Vasco. Com o resultado, o LEC caiu para a 5ª colocação, com 48 pontos, mesma pontuação de Náutico e Avaí, que são 3º e 4º, respectivamente.
A matemática é simples. Dos oito jogos que restam para o Tubarão nesta Série B, cinco vitórias garantiriam o time na elite nacional no próximo ano. Quatro vitórias e um ou dois empates também podem deixar o Londrina, no final do campeonato, entre os quatro que ascenderão à primeira divisão.
Diante destes números, cada jogo em casa se tornou ainda mais importante: se vencerem as quatro últimas partidas no Café (contra Luverdense, Paysandu, Atlético-GO e Avaí), os comandados de Claudio Tencati precisarão apenas de mais um triunfo longe de casa para subir. Nestas oito rodadas que faltam, o Tuba vai visitar adversários diretos na briga pelo acesso (Brasil de Pelotas e Criciúma) e dois times que brigam contra o rebaixamento (Sampaio Corrêa e Bragantino).
Nas redes sociais, o clima também é de apoio aos atletas nesta reta final de campeonato. Em um grupo do Facebook, o internauta Jeferson Sabran chamou atenção para a importância da torcida comparecer em peso nos jogos no Café. "Temos obrigação de ocupar os 30 mil lugares nos quatro jogos que faltam em casa. Além do meu filho que sempre me acompanha, vou arrastar mais dois comigo no sábado. O LEC já demonstrou que tem tudo para chegar lá e nosso apoio agora é fundamental", escreveu.
A próxima partida do Londrina está marcada para sábado (15), às 21h, contra o Luverdense, no Estádio do Café. A diretoria pediu para o jogo começar mais cedo, às 18h30, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não deu uma resposta.