Lateral-direito do Bayern de Munique, o londrinense Marcio Rafael Ferreira de Souza, o Rafinha, receberá às 20h da próxima segunda-feira (23) o título de Cidadão Benemérito de Londrina, em solenidade na Câmara de Vereadores. A iniciativa da homenagem é do vereador Jamil Janene (PP), aprovada por unanimidade pelo Legislativo. A cerimônia é aberta à comunidade.
Destaque no futebol nacional e europeu, Marcio Rafael Ferreira de Souza nasceu em Londrina no dia 7 de setembro de 1985. Sétimo filho de Cícero Ferreira de Souza e Deusdete Pedro de Souza, desde garoto chamava a atenção dos "torcedores" nas peladas na quadra de esportes e nos campinhos do jardim Leonor (zona Oeste). Aos 7 anos passou a treinar futebol de salão no Grêmio Recreativo e Literário Londrinense e conquistou o título de campeão estadual em todas as categorias, de fraldinha a juvenil.
Aos 15 anos decidiu se dedicar ao futebol de campo. Passou pelo PSTC, Júnior Team, Londrina Esporte Clube, Juventus, São Paulo e em março de 2002 começou a jogar pelo Coritiba. Foi campeão Paranaense em 2003 e 2004, ano em que o time da capital classificou-se para a Copa Libertadores da América. Neste período casou-se com Carolina Ferrari Santana, com quem tem as filhas Maria Luíza e Maria Sofia.
Em 2005 vestiu a camisa da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Sub-20, realizado nos Países Baixos, e conquistou a medalha de bronze. Despertando o interesse de clubes europeus pelo seu estilo ofensivo, foi negociado por 5 milhões de euros com o time alemão Schalke 04.
Em 2008 foi convocado novamente para Seleção Brasileira e disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, na China, ganhando outra medalha de bronze. No Schalke 04 sagrou-se vice-campeão alemão nas temporadas de 2006, 2007, 2009 e 2010 e terceiro colocado em 2008. Em agosto de 2010 confirmou sua transferência para o Genoa, da Itália, por 8 milhões de euros.
Voltou para o futebol alemão em junho de 2011, como reforço do Bayern de Munique. Foi campeão da Supercopa da Alemanha em 2012, Bundesliga em 2012-2013, Liga dos Campeões da Uefa em 2012-2013 e Copa da Alemanha de 2012 e 2013. Na última quinta-feira (dia 19) renovou seu contrato com o Bayern de Munique até 2017.
Jamil Janene, vereador proponente da honraria, diz que o título de Cidadão Benemérito a Rafinha significa o reconhecimento oficial da cidade à grande e honrosa representação que o jogador faz do município pelo mundo e ao seu envolvimento em projetos sociais que promovem o esporte como medida de desenvolvimento social de centenas de crianças de Londrina.