No jogo matutino válido pela penúltima rodada do primeiro turno da Série B, o Londrina fez um primeiro tempo sonolento, despertou no segundo e venceu o Vila Nova por 1 a 0, neste domingo (15), no estádio do Café. O gol de Matheus Bianqui aos 39 minutos da etapa final garante a segunda vitória do Tubarão em casa e dá uma sobrevida à equipe, que segue na zona do rebaixamento. O time de Márcio Fernandes é o 17º colocado, agora com 16 pontos, e ainda pode ser ultrapassado pelo Vitória, que é o 18º, com 14, e neste domingo recebe o CRB, às 16h, no Barradão.
O Londrina entrou em campo com três mudanças em relação ao time que havia perdido para a Ponte Preta na última quarta-feira, em Campinas. Lucas Costa entrou na zaga em lugar do ex-capitão Marcondes, que ficou no banco; o volante Jhonnas Lucas fez sua estreia no meio, e Tárik voltou de suspensão.
O primeiro tempo foi de um nível técnico sofrível. Embora mantivesse o esquema com três atacantes, o LEC mais uma vez criou muito pouco contra um adversário que estreava seu treinador - Hemerson Maria - e vinha com a proposta de três zagueiros.
A melhor chance do Tubarão na primeira etapa foi aos 5 minutos, em chute rasteiro de Safira em cobrança de falta que o goleiro defendeu.
No segundo tempo, o Vila Nova teve a melhor chance aos 35 minutos, quando Douglas Coutinho, que acabara de entrar, pegou a sobra na área e chutou em cima de César, que fez boa defesa. Àquela altura, o Londrina já tinha promovido três alterações, com as entradas de Caprini, Celsinho e Tiago Orobó, e buscava o ataque com mais disposição.
O gol veio em cobrança de escanteio de Celsinho, pela direita. Safira desviou a bola e Matheus Bianqui, na segunda trave, completou para a rede. Num momento em que vencer em casa virou obrigação para tentar sair logo da zona do rebaixamento, o resultado traz um pouco de alívio ao torcedor alviceleste, ainda que o desempenho do time siga gerando preocupação, e um momento de paz à equipe, que nesta quarta (18) vai encarar o Vasco em São Januário, pela 19ª rodada.
EM LONDRINA
LONDRINA 1
César; Matheus Bianqui, Saimon, Lucas Costa e Felipe Vieira; Tárik, Jhonny Lucas (Jean Henrique) e Gegê (Caprini); Lucas Lourenço (Celsinho), Safira e Marcelinho (Tiago Orobó). Técnico: Márcio Fernandes
VILA NOVA 0
Georgemy; Xandão, Renato Silveira e Rafael Donato; Lucas Mazetti (Cardoso), Moacir (Clayton), Arthur Rezende, Cassio Gabriel (Éder) e Willian Formiga; Alesson (Douglas Coutinho) e Henan (Alan Grafite). Técnico: Hemerson Maria
Árbitra: Édina Alves Batista (SP)
Local: estádio do Café
Gol: Matheus Bianqui, aos 39min do segundo tempo