O torcedor do Londrina já pode iniciar a contagem regressiva: faltam três jogos para o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O Tubarão venceu o Tupi por 3 a 0 e carimbou a vaga para a próxima fase da competição.
De quebra, sai da rodada na liderança, ultrapassando o time mineiro, e garante a vantagem de decidir em casa o confronto do mata-mata. Na última rodada, o alviceleste vai ao Rio de Janeiro enfrentar o já rebaixado Madureira, dependendo de uma vitória simples para fechar a fase em primeiro.
"Demos um passo muito importante hoje. O grupo é merecido, pela dedicação, pelo empenho. Temos que manter os pés no chão, tem muito trabalho a ser desenvolvido. Precisamos reunir todas as nossas forças, assim como o torcedor, que hoje foi fundamental", afirmou o capitão Germano ao fim do jogo, lembrando dos mais de 10,3 mil torcedores que foram ao estádio.
Nem o forte calor, acima dos 35 graus, foi suficiente para frear o ímpeto dos jogadores do Londrina. Pressionando desde o início, o time comandado por Cláudio Tencati chegava com facilidade ao ataque, mas pecava no último passe. Confiando em um empate para se manter líder, o Tupi apostava na 'cera', travando a partida.
As chances mais perigosas do Tubarão vinham nas bolas paradas com Rafael Gava em escanteios e cobranças de falta na área. A pressão deu resultado aos 36 minutos de jogo. Gava cobrou escanteio, Zé Rafael pegou o rebote e passou por dois defensores. A bola chegou no zagueiro Silvio, que mandou para as redes.
O gol serviu de redenção para o zagueiro, que foi cobrado publicamente pelo gestor Sérgio Malucelli por postar uma foto em rede social desejando "boa semana" depois de empatar em casa com o já rebaixado Caxias.
Antes do fim da primeira etapa, o Londrina teve uma baixa. Edmar, que era dúvida para o jogo e não participou de todos os treinamentos da semana, sentiu dores e deu lugar a Quirino no ataque.
Aos 13 do segundo tempo, o jogador quase ampliou o placar. Ruan cruzou da direita e Quirino desviou com categoria, parando em grande defesa do goleiro Glaysson.
Aos 28, no entanto, ele não perdoou. Após receber passe de Netinho, que havia entrado no lugar de Zé Rafael, o atacante mostrou oportunismo para anotar o segundo do Londrina.
O gol fez com que o Tupi, que já não ameaçava o goleiro estreante Marcelo, ficasse ainda mais perdido no jogo. A torcida se empolgou com a vantagem e fez bonita festa no Café.
Faltava, no entanto, a marca do artilheiro Bruno Batata. Aos 40 minutos, quando a torcida já gritava 'olé', o zagueiro Luizão deu um chutão da intermediária. A zaga do Tupi bateu cabeça e a bola sobrou limpa para Batata. De fora da área, o camisa 9 mandou uma bomba, sacramentando a classificação alviceleste para a próxima fase.
Pendurados
Quatro jogadores que estavam pendurados e corriam risco de ficar de fora dos jogos decisivos no mata-mata forçaram o terceiro cartão amarelo e não jogam contra o Madureira: Silvio, Diogo Roque, Germano e Zé Rafael.
Jogos da rodada
Londrina 3x0 Tupi
Tombense 0x0 Juventude
Brasil 1x2 Guarani
Caxias 1x2 Portuguesa
Guaratinguetá 5x0 Madureira