Uma vitória leva ao pelotão de cima. Uma derrota joga para a zona do perigo. Esta tem sido a tônica da Série B do Brasileiro ao final da nona rodada, que foi encerrada na tarde deste domingo (29) com a partida entre Vila Nova e Grêmio, no estádio Serra Dourada, que ficou no 0 a 0, apesar de um confronto movimentado. O resultado fez com o que o Tricolor gaúcho pulasse para 5º, enquanto que o time goiano despencou para penúltimo lugar.
Já o Londrina começa a semana no meio da tabela, numa situação muito mais tranquila do que a semana anterior. O triunfo em casa sobre o Operário deixou o Tubarão na nona colocação, com 11 pontos. Apesar da posição, o LEC está apenas dois pontos de distância do primeiro clube que figura na ZR, que é o Náutico, e a quatro pontos da última equipe do G4, o Sport. O Náutico, inclusive, teve uma semana ruim. O empate sem gols com o Ituano fez com que o Timbu entrasse na área descenso.
Quem segue na zona de rebaixamento é o Guarani. O lanterna da competição perdeu para o Sampaio Corrêa por 2 a 1, no Castelão, no sábado (28). O Bugre acumula apenas uma vitória na segunda divisão nacional, com outras cinco igualdades e três reveses. Outro time que não atravessa boa fase é o próximo adversário do Londrina. Em 10ª, a Chapecoense está a cinco rodadas consecutivas sem somar três pontos. São duas derrotas e três empates. Contra a equipe catarinense o Tubarão tentará a inédita segunda vitória consecutiva no campeonato, sexta-feira (3), às 19h, na Arena Condá.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Na briga pelo acesso o Cruzeiro segue sobrando. Na sexta-feira (27), a Raposa venceu o Criciúma, fora de casa, por 1 a 0. O time mineiro chegou aos 22 pontos, cinco a mais que o vice-líder Vasco, que galgou a posição ao bater o Brusque por 2 a 0, no São Januário. Completam o grupo Bahia e Sport. O outro paranaense na Série B, Operário, está estacionado em 12º.
A 10ª rodada será aberta na terça-feira (31), com Sport e Ponte Preta. A rodada terá clássico alagoano com CRB x CSA e encontro de equipes grandes, com Vasco x Grêmio, na quinta-feira (2), às 20h, no Rio de Janeiro. Os outros confrontos são Guarani x Vila Nova, Chapecoense x Londrina, Operário x Cruzeiro, Brusque x Náutico, Novorizontino x Sampaio Corrêa, Bahia x Criciúma e Tombense x Ituano.
Saiba mais na Folha de Londrina.