Deste sábado até 11 de agosto, Curitiba sedia quatro das 26 modalidades esportivas dos 7º Jogos Sul-Americanos, que acontecem em quatro cidades brasileiras de 1 a 11 de agosto com atletas de 15 países. Além de Curitiba, as outras cidades-sede são Belém (PA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Curitiba sedia as provas de canoagem, na raia olímpica do Parque Náutico do Iguaçu; ciclismo, no Velódromo Irineu Marinho, Parque Barigüi e BR-277, além de ginástica artística e rítmica, no Ginásio Almir de Almeida, que fica no bairro Tarumã.
A canoagem abre o calendário com participação de atletas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os percursos das provas são de 100 metros, 200 metros e 500 metros. Dia 3, as apresentações vão das 9h ao meio-dia, e no dia 4, das 9h às 17h.
As 10 modalidades de ciclismo serão disputadas a partir de terça-feira por competidores das Antilhas Holandesas, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. As provas começam sempre às 9h e às 14h. Disputam-se quilômetro contra-relógio, 200 metros de velocidade, perseguição individual, perseguição por equipe, velocidade olímpica, critério por pontos, keirin, americana, contra-relógio individual de estrada e cross country (mountain bike).
As apresentações de ginástica artística acontecerão em 10 e 11 de agosto. Participam ginastas masculinos e femininas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Também nos dois dias se apresenta o elenco feminino de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador e Venezuela. No dia 10, as apresentações vão das 18h45 às 21h40, e no dia 11, das 15h às 18h.