Futebol

Grécia faz gol contra bizarro, mas garante classificação para Copa

19 nov 2013 às 19:52

A seleção grega carimbou sua presença na Copa do Mundo de 2014. Mesmo fazendo gol contra bisonho na segunda etapa, a Grécia garantiu o empate em 1 a 1 com a Romênia, na Arena Nacional em Bucareste, em jogo no qual aproveitou-se da ansiedade do ataque romeno para se sobressair. Os gregos tinham feito uma vantagem por 3 a 1 no jogo de ida.

Precisando vencer por três ou mais gols de diferença, após a derrota no jogo de ida, a Romênia iniciou a partida com amplo domínio. A equipe de Victor Piturca apostava nos cruzamentos de Torje pela direita, e as investidas de Rat e Stancu na esquerda, os romenos acuavam a Grécia. No entanto, sem a inspiração de Tanase e Marica na frente, a seleção recorria apenas a chutes de longa distência, sem sucesso.


Seguros na defesa, os gregos começaram a se lançar à frente. Holevas finalizou para Tatarusanu espalmar, aos oito. Mas uma "contribuição" da zaga romena fez a vaga continuar a ser desenhada. Aos 23, Mitroglou foi lançado na entrada da área - e, graças ao atraso de Matel, recebeu a bola em condições. O camisa 9, completamente livre, avançou e finalizou na saída do goleiro: 1 a 0.
A equipe de Fernando Santos ainda tentou ampliar com Samaras e Karagounis, mas Tatarusanu salvou. A única chance clara da Romênia veio com Marica, mas a zaga rechaçou no último instante.


GOL CONTRA BIZARRO ANIMA, MAS EQUIPE NÃO AJUDA


Empurrada por sua torcida, a Romênia voltou do intervalo com a mesma disposição da primeira etapa. E não precisou fazer muita força para chegar ao empate. Após passe de Maxim, Holebas rechaçou e a bola explodiu em Torosidis até... parar na rede e decretar o empate da Romênia, aos dez minutos.
O lance fez os romenos debandarem de vez ao ataque. A equipe recorria a bolas alçadas por Maxim e Niculae, aproveitando o susto defensivo da defesa grega. Em alguns momentos, a estratégia parecia dar certo - Samaras rechaçou uma bola por cima do travessão. No entanto, a Romênia resumiu suas chances claras a uma cobrança de falta de Lavtolevic por cima do travessão e um chute rasteiro de Stancu.

Enquanto os gregos recorriam a esparsos contra-ataques, com Karagounis e Samaras, os romenos partiram de vez para o "abafa" - sempre em cruzamentos, com Marica e Hoban. Mas jogar no erro do adversário foi muito pouco para uma equipe que precisava de uma larga vitória. Bem fechada, a Grécia apenas esperou o apito final para comemorar sua classificação.


Continue lendo