O artista Pascal Padr fez uma caricatura que mostra três jogadores colombianos cheirando a espuma que os árbitros usam como marcação para a barreira ou o posicionamento da bola, em alusão ao tráfico e consumo de cocaína na Colômbia. A imagem não foi bem vista pelos governadores colombianos. Acima do desenho, há uma frase escrita: ''A Colômbia respira confiança''.
Em seu twitter, o embaixador colombiano na União Europeia, Rodrigo Riveira, classificou o desenho como ''ofensivo''. - Já enviei nosso protesto pedindo retificações e desculpas públicas - afirmou o diplomata. O representante da Colômbia em missões oficiais na no exterior, Jaime Buenahora, expressou toda sua indignação e chamou a figura de ''um absurdo''.
- É um grande desrespeito, um insulto sem proporções se pensarmos em nossa riqueza cultural e o que significa nossa seleção como identidade nacional - afirmou o deputado colombiano.
Colômbia na Copa
A Colômbia está classificada para as quartas de final da Copa do Mundo. Depois de vencer o Uruguai no Maracanã por 2 a 0, a equipe colombiana vai enfrentar a Seleção Brasileira na próxima sexta-feira, ás 17h, no Castelão, em Fortaleza. A equipe do técnico José Pekerman é tida para muitos como a melhor seleção do Mundial, apresentando um futebol compacto e entrosado. A boa campanha também se deve a valores individuais como o camisa 10, James Rodríguez, artilheiro da competição com cinco gols, a frente de grandes nomes como Messi, Neymar e Müller, ambos com quatro.