Rafinha, lateral direito do Bayern de Munique, time que consagrou-se campeão do Mundial de Clubes 2013, mostrou que também tem habilidade para fazer discurso, além de seus reconhecidos passes no futebol.
Depois de receber do vereador Jamil Janene (PP) o título de Cidadão Benemérito de Londrina durante solenidade na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (23), o atleta Marcio Rafael Ferreira de Souza, ocupou a tribuna para dizer que ama a cidade, dividiu o seu sucesso com uma infinidade de pessoas e desdobrou-se em agradecimentos.
Primeiro falou de Deus, depois dos amigos, dos treinadores, dos torcedores e da família e num momento especial, com a voz embargada, dirigiu-se à mãe Deusdete Pedro de Souza, para lembrar da infância difícil no Jardim do Sol em Londrina, dos inúmeros dias sem passe de ônibus para os treinos, mas cheios de esperança para os sete irmãos. "Mulher de coragem e persistência, minha mãe é o meu escudo", disse Rafinha.
Atento aos amigos brasileiros e também aos alemães, ao mesmo tempo em que falava aos presentes ao evento, dirigiu-se aos companheiros do Bayern de Munique que o acompanhavam pelo sistema online do Legislativo e explicou, em alemão, o que estava acontecendo em Londrina.
O londrinense de 28 anos iniciou sua carreira profissional na cidade, passou pelo Coritiba na capital, vestiu a camisa da seleção brasileira no Campeonato Mundial Sub-20 e conquistou os clubes europeus pelo seu estilo de lateral direito ofensivo. A sua bela atuação é confirmada desde 2011 no Bayern de Munique, clube com o qual renovou recentemente o contrato até 2017.