O contrato de Anderson Pico com o Grêmio foi rescindido. O lateral-esquerdo não defende mais o clube gaúcho e agora busca um novo rumo para a carreira. Após ser titular do time no Campeonato Brasileiro de 2012, o jogador foi afastado do elenco no início deste ano, por ter se apresentado acima do peso.
- Foi uma decisão bastante discutida entre o Clube e o atleta, para que ele pudesse retomar suas atividades e seguir a carreira em outro clube - comentou o diretor executivo de futebol, Rui Costa.
Depois do afastamento, o lateral estava treinando de maneira separada do restante do elenco gremista. Alternava os turnos com os antigos colegas de time. Pico recebeu uma segunda chance de Vanderlei Luxemburgo e Paulo Pelaipe, este chamado de pai pelo jogador em entrevista exclusiva ao LANCE!Net.
Pico sofreu desde o início da carreira com a briga com a balança. Teve uma inconstância de atuações. O próprio admitiu que o comportamento foi o principal responsável por deixar a titularidade no Grêmio e rodar durante três anos por equipes menores, como Juventude, São José e posteriormente Figueirense.