A CBF divulgou na sexta-feira (29) o calendário do futebol nacional em 2018. Em meio a algumas mudanças, o destaque ficou por conta da paralisação no Campeonato Brasileiro para a realização da Copa do Mundo somente um dia antes do início da competição na Rússia.
Segundo comunicado da entidade, a Série A do Campeonato Brasileiro terá 12 rodadas disputadas antes da Copa. A 12ª está marcada para 13 de junho, véspera do início do Mundial, com estreia da anfitriã Rússia. O mesmo ocorre com a Série B, que, por sua vez, terá a 12ª rodada disputada no dia 12.
Ainda segundo o calendário, o futebol brasileiro voltará na semana seguinte ao fim da Copa. A decisão do Mundial está marcada para 15 de julho. Na terça-feira seguinte, dia 17, está marcada a 13ª rodada da Série B, enquanto a da Série A ocorrerá na quarta, dia 18.
A disputa da Copa do Mundo influenciará também nas pré-temporadas dos clubes. Em vez de quase um mês, como em 2017, serão apenas 14 dias de trabalho antes do início dos estaduais no ano que vem. O começo dos trabalhos está marcado para 3 de janeiro, com enceramento em 16 do mesmo mês.
Outra mudança é em relação às datas Fifa. Ao contrário do que ocorreu nesta temporada, em que o calendário nacional parou para os compromissos das seleções, no ano que vem será diferente, o que significa que os clubes com jogadores convocados lidarão com desfalques ao longo de 2018.
No geral, os estaduais serão realizados em 18 datas, de 17 de janeiro a 8 de abril, a Copa do Brasil terá 21 datas reservadas, de 31 de janeiro a 17 de outubro, e o Brasileirão será disputado em 38 datas, de 15 de abril a 9 de dezembro.