Guilherme Arana e Evanilson foram as principais novidades na convocação do treinador Dorival Júnior para os próximos compromissos da seleção brasileira em junho.
Leia mais:
Corinthians combate fraude à vaquinha da Gaviões e derruba 278 sites falsos
Vasco anuncia contratação do técnico Fabio Carille para 2025
Palmeiras anuncia contratação de Facundo Torres, primeiro reforço para 2025
Fifa anuncia acordo, e Netflix transmitirá Copa do Mundo feminina de 2027
A equipe fará amistosos contra o México, no dia 8, no Kyle Field, em College Station, no Texas, e contra os Estados Unidos, no dia 12 de junho, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.
Os jogos servem como preparação da equipe para a Copa América, que começa no dia 20 de junho, nos EUA. Orlando, na Flórida, será a base da delegação brasileira na preparação para o torneio.
No grupo D, a seleção brasileira faz sua estreia na competição no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia.
Em seguida, mede forças contra o Paraguai, no dia 28 de junho, no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
A última partida pela fase de grupos será no dia 2 de julho, contra a Colômbia, no Levi's Stadium, em Santa Clara, também na Califórnia.
Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar no dia 30. Já os atletas que defendem times brasileiros se juntam ao grupo em 3 de junho.
No comando da seleção brasileira desde o início do ano, Dorival Júnior comandou a equipe em apenas dois jogos amistosos até aqui –na estreia, vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra, com gol de Endrick em um Wembley lotado, em Londres; na sequência, empate por 3 a 3 contra a Espanha no Santiago Bernabéu, em Madri.
Embora com um retrospecto ainda curto, as duas partidas, após a passagem ruim do antecessor Fernando Diniz, deixaram uma boa impressão em relação ao início de trabalho do novo treinador, com Lucas Paquetá e Endrick assumindo o protagonismo ao lado Vinicius Júnior e Rodrygo no ataque.
A última edição da Copa América foi realizada em 2021, no Brasil. Na final, a seleção brasileira foi derrotada no estádio do Maracanã pela Argentina por 1 a 0, com o único gol da partida marcado por Ángel Di Maria.
Nove vezes campeão, o último título do Brasil na competição veio em 2019, com vitória por 3 a 1 contra o Peru na final, também no Maracanã. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison anotaram para os donos da casa, enquanto o atacante peruano Paolo Guerrero descontou para os visitantes.
Confira abaixo a lista de convocados
Goleiros
Éderson (M. City)
Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico)
Laterais
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Girona)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Wendel (Porto)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)
Meio-campistas
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Andreas Pereira (Fulham)
João Gomes (Wolverhampton)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Atacantes
Endrick (Palmeiras)
Evanilson (Porto)
Vinicius Junior (Real Madrid)
Rodrygo (Real Madrid)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Savinho (Girona)