O sumô, esporte com mais de 2 mil anos de prática no Japão, começa a ganhar adeptos no Ocidente. Os londrinenses poderão entrar em contato com este esporte neste domingo (22) durante o 20º Campeonato Londrinense de Sumô, na sede da Associação Kaiko, na rua Natal, 53 (região central). O campeonato é promovido pela Federação Paranaense de Sumô, Associação Londrinense de Sumô e Academia Yama Sumô (Montanha Sumô), de Londrina.
Uma das novidades entre os 80 atletas inscritos para o campeonato é a presença de lutadoras de sumô. Dos 57 atletas londrinenses, pertencentes à academia Yama Sumô e que são patrocinadas pela Sercomtel, 25 são mulheres. Os demais atletas são da Associação Londrinense e de cidades da região, como Assai, tradicional reduto da comunidade nipo-brasileira no norte do estado.
Apesar de pouco conhecido em Londrina, a cidade já exportou excelentes atletas desta modalidade. Ted Vitor Barbirato está lutando nos Estados Unidos, tendo sido inclusive campeão nacional naquele país. Roberto Fugo está no Japão e tem registrado vitórias em várias competições.
O público que comparecer à competição também vai assistir a outras demonstrações de artes marciais, como ninjutsu, kendô, kiudô e tai chi chuan.
Além disso, haverá exposição de elementos da cultura japonesa com arranjos de ikebana e a arte do bonsai. A abertura da competição será às 9h e o encerramento está previsto para as 19h.
Informações da Prefeitura de Londrina