A delegação brasileira em Santo Domingo fez um protesto formal junto ao Comitê Organizador dos Jogos (COPAN) diante da falta de informações e desorganização da cerimônia de premiação do Atletismo.
A cerimônia de entrega da medalha dos 5 mil metros masculino, vencida pelo brasileiro Hudson de Souza, na última terça-feira, ainda não foi realizada. No entanto, a premiação dos 800m masculino foi realizada na quarta-feira, no mesmo dia da prova, sem aviso prévio aos atletas.
O brasileiro Osmar dos Santos, medalha de prata, participou do exame antidoping após a prova e já havia deixado o local de competição, pois não foi avisado de que a cerimônia se realizaria. Em apoio ao colega, Fabiano Peçanha, bronze na mesma prova, que ainda estava no local da competição realizando o exame antidoping, também não participou da entrega das medalhas.
A missão brasileira está exigindo que seja realizada uma nova cerimônia de premiação dos 800m rasos masculino, bem como a informação correta do horário da premiação dos 5.000m rasos, vencida por Hudson de Souza, tendo ainda Marilson Gomes como medalhista de bronze.