Festa na Itália. Apesar de levar um susto no primeiro tempo, a Azzurra fez o dever de casa e venceu nesta terça-feira a República Tcheca, de virada, por 2 a 1. Chiellini e Balotelli, de pênalti, marcaram os gols que garantiram o país na Copa do Mundo de 2014. Kozak descontou para os visitantes.
Com o resultado, os italianos chegaram aos 20 pontos na liderança do Grupo B das Eliminatórias Europeias. Faltando duas rodadas para o fim, os comandados de Cesare Prandelli não podem ser mais alcançados e, com isso, asseguraram a décima quarta participação do país na história do Mundial. A República Tcheca, com nove, caiu para a quarta colocação, mas ainda tem chances de ir à repescagem.
O jogo já tinha o caráter festivo. Além da vaga próxima, Buffon, goleiro da Juventus, completava no estádio de seu clube 136 jogos pela seleção, se igualando a Cannavaro como o jogador que mais atuou pelo país. Contudo, o clima logo mudou aos 19 minutos, quando Kozak abriu o placar para os tchecos. Ainda na primeira etapa, Balotelli teve duas ótimas chances de marcar, mas acabou desperdiçando.
Na volta do intervalo, a Itália precisou de nove minutos para virar o placar. Primeiro com Chiellini, depois com Balotelli convertendo pênalti. Com a vantagem, os italianos administraram a partida e esperaram o fim do jogo para celebrar a classificação.
Nos outros jogos do dia do Grupo B, a Bulgária venceu Malta por 2 a 1 e assumiu a segunda colocação com 13 pontos. No outro duelo, a Dinamarca superou a Armênia por 1 a 0 e pulou para a terceira colocação com 12 pontos.