Futebol

Coxa perde em casa e está fora da Copa do Brasil

06 jun 2001 às 23:51

Não foi desta vez que o Coritiba conseguiu chegar a uma final da Copa do Brasil e novamente a disputar uma Libertadores da América. Jogando mal, o Coxa perdeu para o Grêmio por 1 a 0 em pleno Couto Pereira.

A final da Copa do Brasil vai ser feita pelo Grêmio e pelo Corinthians - que venceu a Ponte Preta por 3 a 0.


Como era de se esperar, o Coritiba começou pressionando. Logo no primeiro minuto Enilton cabeceou uma bola com perigo para Danrlei. Mas o Grêmio aproveitava os contra-ataques e respondia também com perigo.


A empolgação durou pouco. O jogo foi se concentrando no meio-de-campo e poucas bolas penetravam nas grandes áreas. O campo molhado também dificultava o toque de bola na primeira meia hora.


As jogadas de ataque só voltaram a acontecer a partir dos 40 minutos, quando o Grêmio tentou o gol com toques de bola pela direita de ataque, mas o goleiro Junior - que havia entrado no lugar do titular Marcelo Cruz, que estava com febre - fez boa defesa.


Aos 43 foi a vez do Coritiba. Depois de uma tabela, Leandro driblou o zagueiro, mas errou o chute na hora da conclusão da jogada. E o primeiro tempo terminou em 0 a 0.


Para o segundo tempo, Ivo Wortmann tirou Leandro, que não havia feito um bom primeiro tempo, e colocou Da Silva para dar mais velocidade ao ataque. O Grêmio voltou com o mesmo time do primeiro tempo.


Aos 7 minutos, Anderson cobrou uma falta e a bola explodiu no peito do goleiro Danrlei. O lateral Rubens Cardoso saiu machucado para a entrada de Roger.


O gol do Grêmio saiu aos 15 minutos, quando Luiz Mário foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O goleiro Junior espalmou a bola para dentro da área nos pés do veterano Zinho que chutou para marcar.


Logo em seguida, o técnico Ivo Wortmann tirou o lateral Anderson para a entrada de mais um atacante, Silva. Mas quem quase marcou foi Da Silva, aos 13 minutos, quando penetrou na área, mas chutou torto.


O atacante Marcelinho Paraíba, do Grêmio, foi expulso aos 24 minutos depois de pisar no meia Mabília. Com a saída de Marcelinho, Wortmann mudou de novo o time, tirando o zagueiro Paulo Roberto para a entrada de Alemão.


Aos 27 minutos, Mabília perdeu uma grande oportunidade de gol. Alemão, que havia entrado, fez boa jogada pela esquerda do ataque e a bola sobrou para Mabília que virou, mas chutou completamente torto quase da marca do pênalti. Logo em seguida, Messias chtou de fora da área para boa defesa de Danrlei.


O Coritiba aumentou a pressão e por várias vezes a bola cruzou a área de Danrlei, mas sem que alguém conseguisse colocar a bola para dentro.


Aos 34 minutos, Mabília fez boa jogada, tabelou com Silva, entrou com a bola dominada e chutou para fora na saída do goleiro. O lance desanimou a torcida do Coxa que começou a deixar o Estádio Couto Pereira.


O técnico Tite, do Grêmio, vendo a pressão aumentar, tirou o atacante Luiz Mário para a entrada do zagueiro Alex Xavier, aos 36 minutos. Aos 38, Itaqui saiu machucado para a entrada de Gavião. Aos 42 minutos, Juliano foi expulso mesmo sem ter o cartão amarelo, após ter feito falta para impedir um contra-ataque do Grêmio.

O Coritiba tem ainda mais duas chances de participar da Libertadores da América do ano que vem. A Copa dos Campeões que será disputada no Nordeste, e o Campeonato Brasileiro.


Continue lendo