Ainda sem conseguir uma exibição capaz de encher os olhos de seu torcedor, o Corinthians mostrou uma evolução no sistema defensivo neste domingo (6) e conseguiu vencer o América-MG, por 1 a 0, em partida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, disputada na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Fábio Santos, de pênalti, definiu o placar que aliviou um pouco a pressão que já começava a crescer sob o técnico Sylvinho, recém-contratado.
Foi a terceira partida do time alvinegro com o treinador no banco de reservas. Nos dois primeiros compromissos, perdeu duas vezes para o Atlético-GO, uma na abertura do Nacional, por 1 a 0, e outra pela Copa do Brasil, por 2 a 0, no jogo de ida pela terceira fase da competição.
A sequência ruim o impediu de poupar jogadores diante da equipe mineira mesmo com a necessidade de vencer o clube goiano no jogo de volta, na próxima quarta-feira (9), por pelo menos dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Desta vez, Sylvinho optou por uma tática mais conservadora do que adotou nos jogos com o Atlético. Ele povoou o meio de campo com quatro jogadores, Gabriel, Cantilo, Roni e Araos, e ainda pedia para Luan e Gustavo Silva darem apoio quando o time não estivesse com a bola para proteger a linha de defesa.
Em relação aos últimos jogos, o treinador também fez quatro alterações na escalação: deixaram o time titular Raul, Piton, Camacho, Ramiro e Vital. Entraram João Victor, Fábio Santos, Gabriel, Roni e Cantillo.
Fábio Santos acabou sendo a mudança mais efetiva. Foi ele quem converteu a cobrança do pênalti que abriu o caminho para a vitória, aos 28 minutos do primeiro tempo. No lance anterior, Gustavo Silva havia sido derrubado na grande área por Marlon.
Apesar do placar magro, o Corinthians administrou a vantagem até o fim, evitando correr risco na defesa mesmo que tivesse de abdicar de fazer uma pressão no ataque para ampliar o marcador.
Perto do fim, aos 37, chegou a levar um susto, mas o gol de Ribamar foi anulado porque ele estava em posição irregular.
Pelo Nacional, o time alvinegro volta a campo no próximo sábado (12), quando enfrentará o Palmeiras, na casa do adversário.
AMÉRICA-MG
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira (Eduardo), Eduardo Bauermann, Anderson, Marlon (Alan Ruschel); Zé Ricardo (Gustavo), Alê, Juninho; Ademir, Felipe Azevedo (Ribamar), Rodolfo (Bruno Nazário). T.: Lisca
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, João Victor, Gil, Fábio Santos; Roni (Ramiro), Gabriel, Cantillo (Camacho), Araos (Lucas Piton); Gustavo Mosquito e Luan (Léo Natel). T.: Sylvinho
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS), Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões Amarelos: Eduardo Bauermann e Ribamar (AME); Camacho, Gabriel e Araos (COR)
Gol: Fábio Santos (COR), aos 28'/1ºT