A Conmebol anunciou nesta terça-feira que multou a Universidad de Chile em 10 mil dólares, e decidiu pelo fechamento parcial de seu estádio para a próxima partida pela Libertadores da América no local pelo uso de sinalizadores por parte de sua torcida. No entanto, a interdição de um setor do estádio ficará suspensa por um período probatório de dois anos.
O fechamento de parte da arquibancada só será levado a cabo se a Universidad de Chile for reincidente. Segundo o Tribunal de Disciplina da Conmebol, o uso de objetos pirotécnicos coloca em perigo a integridade física do público presente. A Universidad de Chile está no Grupo 5 da Copa Libertadores, ao lado de Cruzeiro, Real Garcilaso e Defensor. A estreia chilena na competição será contra o Defensor, na próxima quinta-feira, em Santiago.
A nova posição da Conmebol, que prevê o endurecimento das penas aos clubes cujos torcedores utilizem qualquer tipo de artefato pirotécnico, passou a ser tomada após a morte do jovem boliviano Kevin Espada durante a partida entre San José e Corinhians pela Libertadores do ano passado.