Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Técnico do sub-20

Como Filipe Luís ajuda na transição para os profissionais do Flamengo

Alexandre Araujo e Luiza Sá - UOL/Folhapress
15 jul 2024 às 11:15
- Marcelo Cortes/CRF
Publicidade
Publicidade

O Flamengo superou os desfalques, encerrou o período da Copa América com saldo positivo e se manteve na briga pelo topo da tabela do Brasileiro. O desempenho teve como um dos ingredientes a utilização de jovens criados na base, diante dos inúmeros desfalques.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Holandês

Corinthians acerta contratação de Memphis Depay por dois anos

Imagem de destaque
Lesão

Flamengo precisa de relatório da CBF para pedir grana à Fifa por Pedro

Imagem de destaque
No Couto Pereira

Brasil recebe o Equador em busca de recuperação nas Eliminatórias

Imagem de destaque
Agora vai?

Gaviões recebe aprovação do Corinthians para quitação da Neo Química Arena

Quem passou a integrar esse processo de transição com o profissional foi o ex-lateral Filipe Luis. Ele foi anunciado como técnico do sub-20 do Rubro-Negro há um mês.

Publicidade


FILIPE LUÍS 'PERTO' DO PROFISSIONAL


Filipe Luís assumiu o sub-20 após passagem pelo sub-17 do próprio Flamengo -foi campeão da Copa Rio no mês passado. Ele foi promovido após a saída de Mário Jorge, que assumiu a seleção sub-17 da Arábia Saudita.

Publicidade


O ex-lateral conhece o dia a dia em um elenco principal. Ele se aposentou no fim de 2023 com a camisa rubro-negra, após se tornar jogador profissional em 2003, pelo Figueirense, e chegar ao Flamengo em 2019.


O perfil do comando muda um pouco. Filipe Luís foi jogador e traz essa experiência na bagagem, enquanto Mário Jorge tinha um bom conhecimento do trabalho com jovens jogadores. Começou em 2011, no sub-15 do Audax, e passou pela base do Vasco antes de desembarcar na Gávea, para o sub-13.

Publicidade


Filipe Luís fez boa parte da carreira como jogador na Europa. Em entrevistas anteriores, disse que seu estilo como treinador é uma mistura de tudo que aprendeu com os técnicos com quem trabalhou, e citou Simeone e Jorge Jesus como alguns exemplos.


Ele tem contatos com o estafe do profissional. Juntamente à comissão do sub-20, ele acompanhou alguns atletas que foram fazer atividades no elenco principal no fim do mês passado.

Publicidade


"Foram 13 atletas que subiram e a comissão também foi. Não é porque é o Filipe, o processo do clube é esse. Essa construção tem de dar todo êxito que estamos vivendo. Em setembro, fomos campeões brasileiros. Em março, da Libertadores. Do time titular que jogou a final do Brasileiro, na Libertadores só tinham dois. Olha a reconstrução que tivemos que fazer em cinco meses", pontuou.

Publicidade


O Flamengo vai disputar o Mundial sub-20 em agosto. A equipe foi campeã da Libertadores da categoria em março, ao bater o Boca Juniors, da Argentina, na final.


"O fato de [o Filipe] ter ido do sub-17 para o sub-20 foi uma questão de oportunidade. Percebemos que poderia ser muito bom para todos os técnicos subirem de categoria. Estamos fazendo de tudo para isso dar certo porque o nosso grande objetivo é conquistar o Mundial."

Publicidade


JOVENS FORAM USADOS NO PROFISSIONAL DURANTE A COPA AMÉRICA


O Flamengo teve nove jogos no período entre amistosos internacionais e Copa América e cinco desfalques importantes. Tite, então, usou sete garotos do Ninho e outros seis foram relacionados e ficaram no banco.


"É um processo desenvolvido desde 2019. Nosso objetivo é servir o profissional, que tem um grupo enxuto. É normal a participação do sub-20, e até do sub-17, nos treinamentos. Faz parte do processo de maturação. Não conseguimos ter todos os jogadores do sub-20 à disposição para todos os jogos, mas faz parte. Nossa obrigação é formar e entregar para o profissional, e tentamos tirar proveito ao máximo desse trabalho", salientou Zanelli.


O Rubro-Negro ainda aguarda os retornos de Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela, que estão na Copa América. O Uruguai foi eliminado na semifinal, mas o torneio tem disputa de terceiro lugar e o jogo acontece neste sábado.


Alguns jovens ganharam espaço no elenco de Tite, como Loran e Igor Jesus. Cleiton, Evertton Araújo, Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Werton também foram utilizados. Outros foram opções para o decorrer das partidas. Casos de Iago, Rayan Lucas, Daniel Sales, Weliton, Lucas Furtado.


O Flamengo teve cinco desfalques. O chileno Erick Pulgar e os uruguaios Varela, Viña, De la Cruz e Arrascaeta. Com a eliminação precoce do Chile, Pulgar retornou antes à Gávea.


O Flamengo teve cinco vitórias, dois empates e duas derrotas -uma delas para o Fortaleza, no Maracanã, na quinta-feira. O time de Tite volta a campo pelo Brasileiro no dia 20, contra o Criciúma, no Mané Garrincha.


Imagem
Eleição gera saídas na cúpula do Flamengo e esquenta bastidores da Gávea
A eleição presidencial do Flamengo vai acontecer em dezembro, mas os bastidores do clube já estão agitados.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade