O Londrina garantiu o primeiro lugar do grupo A8 da Série D do Brasileiro ao vencer o Pelotas por 3 a 2 na tarde de domingo (7) no estádio do Café. O resultado veio com um gol de Rone Dias aos 44 minutos do segundo tempo, e fez o Tubarão chegar aos 17 pontos, não podendo ser alcançado pelos adversários mesmo folgando na última rodada.
O resultado positivo esconde problemas do Londrina, que ainda não conseguiu empolgar o torcedor com uma atuação convincente. Falhas da dupla de zaga ficaram evidentes com a boa atuação do goleiro Vitor, muito exigido em determinados momentos da partida. Na parte ofensiva, Celsinho esteve bem enquanto tinha fôlego e jogava mais avançado, mas a falta de entrosamento da dupla de ataque impedia que o time chegasse com mais qualidade à meta gaúcha.
"No primeiro tempo nossa equipe dominamos o jogo. O Pelotas só chegou ao nosso gol de bola parada. No segundo tempos deixamos a desejar. Quando tomamos o gol de empate a equipe reagir. Tive a felicidade de fazer meu segundo gol e ajudar o Londrina a buscar o primeiro lugar", afirmou o meia Rone Dias ao final da partida.
No próximo domingo (14), o alviceleste vai a Blumenau (SC) enfrentar o Metropolitano. Apesar de já estarem garantidos em primeiro, os comandados de Cláudio Tencati buscam um resultado positivo para fechar a primeira fase entre os mais bem colocados na tabela geral.
Ao fim da oitava rodada, apenas o Rio Branco (AC) possui os mesmos 17 pontos do Londrina, porém com um jogo a mais. O Confiança (SE), que enfrenta o Vitória da Conquista nesta segunda, pode chegar aos mesmos 81% de aproveitamento do Tubarão caso conquiste os três pontos.
O JOGO
O Londrina entrou em campo com um time bem diferente em relação ao que havia empatado com a Penapolense no interior de São Paulo. Allan Vieira entrou na lateral esquerda, Silvio foi escalado como primeiro volante no lugar de Bidia, Rone Dias ganhou a vaga de Léo Maringá (suspenso), e no ataque a dupla Hiago e Madison começou jogando, já que o camaronês Joel foi defender o Coritiba e Bruno Batata está lesionado.
Mesmo precisando da vitória para se manter vivo na Série D, o Pelotas não mostrou muita iniciativa no começo de jogo no Café. O Londrina chegou com perigo pela primeira vez aos 12 minutos, quando Hiago desceu pela direita e acionou Rone Dias. Ele cruzou na área e Madison bateu com perigo.
Mais seguro em campo, o Londrina abriu o placar aos 25 minutos. Allan Vieira roubou bola na esquerda e iniciou contra-ataque acionando Celsinho. O camisa 10 teve calma para desviar do goleiro e marcar o primeiro dele na Série D.
Outro 'estreante' em balançar as redes no Brasileiro foi Rone Dias. Três minutos depois do primeiro gol, ele recebeu de Celsinho e bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro Mateus.
Os pouco mais de dois mil torcedores presentes no Café se empolgaram para uma nova goleada sobre os gaúchos, depois dos 3 a 0 no primeiro turno. No entanto, o balde de água fria demorou só quatro minutos para cair sobre a torcida alviceleste. Em cruzamento na área, o zagueiro Thiago Gasparetto subiu mais que Dirceu e Leonardo Dagostini para descontar o placar.
Nos minutos finais, o time gaúcho pressionou o Londrina nas jogadas de Claytinho, mas parou nas defesas de Vitor.
O Tubarão voltou para o segundo tempo com uma mudança no ataque: o experiente Alexandre Oliveira entrou no lugar de Madison. A alteração não surtiu efeito e a qualidade da partida caiu drasticamente no início do tempo complementar. Mesmo atrás, o Pelotas não se lançava ao ataque, enquanto o Londrina pecava nos erros de passe.
Aos 20 minutos, Celsinho sentiu dores musculares e deixou o campo para entrada de Robinho. Sonolento, o jogo só foi ganhar em emoção nos dez minutos finais.
Aos 35, um chutão da defesa do Pelotas virou lançamento para o atacante Carlos Gatto. A defesa do Londrina falhou, e o atacante teve tempo de dominar, girar e bater no canto esquerdo de Vitor para empatar o jogo.
O gol da igualdade fez o Londrina despertar e se lançar em busca da vitória para fugir das vaias da torcida. Aos 44, Mateus conduziu bem a bola e ajeitou para Rone Dias mandar uma bomba, sem chances para o goleiro do Pelotas.