A quarta rodada do Campeonato Inglês terminou nesta segunda-feira com um confronto emocionante entre Everton e Newcastle, em Liverpool. Desde antes do apito inicial, com a homenagem às vitimas da tragédia de Hillsborough, até os últimos minutos da partida, quando saíram dois gols, o dia foi marcante no estádio Goodison Park. No final, empate por 2 a 2.
O resultado levou o Everton aos sete pontos, na sétima colocação da competição. Já o Newcastle não vence desde a estreia, foi a cinco pontos e está apenas na 11.ª posição.
Antes da partida, fotos das vítimas da tragédia de Hillsborough - ocorrida em 1989 e que matou 96 torcedores do Liverpool, principal rival do Everton - foram colocadas no telão, sob aplausos da torcida que lotava o Goodison Park. Nesta semana, o incidente voltou a ser assunto na Inglaterra, já que um relatório mostrou que ele foi causado por negligência das autoridades e más condições do estádio.
Com a bola rolando, o time da casa foi para cima e abriu o placar aos 14 minutos com Baines, após assistência de Pienaar. O próprio Baines voltou a aparecer bem minutos depois, mas desta vez na defesa, salvando em cima da linha o gol de empate do adversário.
O Newcastle voltou para o segundo tempo com Demba Ba no lugar de Marveaux e o atacante precisou de apenas três minutos para marcar, com a colaboração de Tim Howard. Insatisfeito com o empate, o Everton foi para cima e teve um gol anulado. A arbitragem viu impedimento duvidoso de Felaini, que tocou para as redes.
A poucos minutos do fim, Anichebe finalizou, a bola tocou no travessão e pingou dentro do gol, mas a arbitragem não viu e novamente prejudicou o Everton. Aos 42 minutos, o próprio Anichebe marcou, e desta vez o gol foi validado. Mas a alegria durou pouco porque, aos 44, Demba Ba recebeu ótimo passe de Ameobi, esperou a saída de Howard e definiu o empate.