Antes do jogo, o técnico do Santos, Enderson Moreira, mostrou preocupação com um possível cansaço de seu time por ter jogado na última quinta-feira enquanto o Palmeiras teve toda a semana para treinar para o clássico. A previsão do treinador santista esteve certa até o final do primeiro tempo, pois a equipe alviverde teve mais posse de bola e uma grande chance desperdiçada pelo atacante palmeirense Henrique após bom passe de Valdívia.
Mas com jogadas rápidas e erros da defesa palmeirense, o Santos fez 3 a 1 e brecou a arrancada do Palmeiras que vinha de três vitórias. O lance que mudou a partida foi um primoroso passe do meia santista Lucas Lima que deixou Geuvânio de frente do gol para marcar aos 38 minutos do 1º tempo. E três minutos depois, o Lucas Lima foi decisivo mais uma vez ao bater falta rápida que pegou toda a zaga do Palmeiras aberta e Gabigol aproveitou para fazer o segundo do Santos.
Após tomar dois gols em apenas três minutos, o Palmeiras desmontou e não conseguiu exercer a mesma marcação que dominou o Santos em boa parte do 1º tempo. No intervalo, o técnico palmeirense tentou reverter o resultado com duas substituições. Colocou um atacante (Leandro) no lugar de um lateral (Juninho), e trocou o centroavante Cristaldo para entrar Mouche. A estratégia não deu certo.
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Jogando com apenas um volante (Marcelo Oliveira) e Victor Luis improvisado na lateral esquerda, o Palmeiras deu muito espaço para o Santos que aproveitou logo no início do segundo tempo ao fazer 3 a 0, novamente com Gabigol que chega ao seu 7º gol no Brasileiro e o 19º na temporada.
Com placar confortável e sem seu maestro Lucas Lima, que saiu com uma contusão na coxa aos 10 minutos da segunda etapa, o Santos recuou e passou a apostar nos contra-ataques. O Palmeiras pressionou e teve boas chances, todas elas passando por Valdívia, o melhor do time em campo. Mas a pressão surtiu efeito muito tarde, apenas aos 40 minutos do 2º tempo, quando Henrique, o artilheiro do Brasileirão, aproveitou boa jogada de Mazinho para fazer de cabeça seu 14º gol no torneio.
Com a derrota, o time alviverde volta a ser derrotado após conquistar três vitórias seguidas no torneio e volta a ser ameaçado pela Zona de Rebaixamento, com apenas 34 pontos. Já o Santos chega aos 45 pontos na 7ª posição e ainda sonha com uma vaga para Libertadores em 2015.